book_icon

​​Aplicações da tecnologia Blockchain no setor elétrico serão tema de palestra do CPqD no UTCAL Summit

O uso da tecnologia Blockchain na transformação digital do setor elétrico será o foco da participação do CPqD no UTCAL Summit 2018, um dos principais eventos de Tecnologia da Informação e Comunicação para o setor de utilities, que acontece nesta semana (de 03 a 06/04), no Rio de Janeiro. Promovido pelo Utilities Telecom & Technology Council América Latina (UTCAL), o encontro deste ano abordará temas como transformação digital, compartilhamento de infraestrutura, segurança física e cibernética, data analytics e Big Data, redes inteligentes, automação e mobilidade de equipes, entre outros.

“A tecnologia Blockchain traz uma série de benefícios para as empresas dos mais diversos setores e, por isso, tem motivado muitas iniciativas de desenvolvimento de aplicações e provas de conceito”, afirma José Reynaldo Formigoni Filho, gerente de Tecnologias de Segurança da Informação e Comunicação do CPqD. Em sua palestra no UTCAL Summit, ele falará sobre esses benefícios e também sobre os conceitos, desafios, as plataformas de desenvolvimento, iniciativas e potenciais aplicações do Blockchain no setor elétrico.

“No contexto da transformação digital, o uso da tecnologia Blockchain no setor elétrico tem crescido exponencialmente nos dois últimos anos, assim como a quantidade de interessados, que inclui as grandes empresas de energia”, destaca Formigoni. Segundo ele, as principais iniciativas, atualmente, estão no mercado europeu e Estados Unidos e estão voltadas para a compra e venda de energia (peer-to-peer) no ambiente de geração distribuída. “A maior parte das aplicações está concentrada nos novos mercados, como geração distribuída, recarga de veículos elétricos e emissão de certificados de carbono com garantia de origem”, acrescenta.

A palestra do CPqD no UTCAL Summit 2018 está programada para quinta-feira (05/04), às 14h40. Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no endereço http://www.utcamericalatina.org/summit2018/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.