book_icon

Hospital Ortopédico de Palmas obtém certificação internacional HIMSS

A integração das informações médicas de pacientes é a principal exigência para obtenção da certificação profissional. Plataforma Magic xpi garantiu ambiente tecnológico necessário para o reconhecimento da instituição médica
Hospital Ortopédico de Palmas obtém certificação internacional HIMSS

O Hospital Ortopédico de Palmas (IOP), do Grupo Intensicare, recebeu a certificação profissional EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model), estágio 6, da HIMSS – Health Information and Management Systems Society, uma organização internacional que estimula e padroniza a adoção da Tecnologia da Informação no setor de Saúde, com a finalidade de garantir a eficiência da gestão do atendimento aos pacientes por meio dos recursos tecnológicos.

Para obter a certificação, o Hospital IOP promoveu inúmeras melhorias em seus processos de integração com o apoio da consultoria FOLKS, especializada na preparação das instituições médicas para validação nos estágios 6 e 7 do EMRAM. O Magic xpi é plataforma utilizada para garantir a integração das informações médicas e laboratoriais para o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do paciente.

Claudio Giulliano Alves da Costa, sócio-diretor da FOLKS, explica que o EMRAM define os requisitos mínimos que um hospital deve atender para a adoção e uso de tecnologias para que todas as informações provenientes de vários sistemas cheguem corretamente ao prontuário eletrônico do paciente, sendo que a integração de sistemas é um dos pontos altos exigidos. “Nosso trabalho para o Hospital IOP foi o de validar todas as integrações existentes, realizando uma pré auditoria que antecede à certificação e verificar se o barramento estava em conformidade com os requisitos da HIMSS. E, neste caso, o Hospital IOP cumpriu corretamente a esta exigência, porque este ambiente tecnológico possibilita que a sua equipe médica tenha acesso rápido e facilitado aos dados do paciente, agilizando as intervenções médicas necessárias”, enfatiza ele.

Segundo Claudio Giulliano, o primeiro passo rumo à certificação EMRAM é apurar se as informações do paciente estão armazenadas em meio eletrônico e no seu prontuário, se elas são utilizadas pelos médicos obrigatoriamente pelo prontuário eletrônico. Depois, apurar se o processo e ciclo da medicação ao paciente também está informatizado; se os medicamentos são prescritos eletronicamente; se a farmácia e os médicos acessam a estas informações eletronicamente; se a medicação é conferida à beira leito – via código de barras na pulseira do paciente. Finalmente, se este conjunto de ações garante a decisão médica.

O que facilitou ao Hospital IOP obter esta certificação, de acordo com Filipe Carmo, Diretor de Tecnologia e Projetos da Intensicare, foi o fato do Grupo Intensicare ter a Magic Software como sua principal parceira de integrações. “A plataforma nos permite acelerar toda e qualquer integração e, neste caso, nos ajudou na certificação EMRAM. A ferramenta se mostrou – mais uma vez – altamente competente e rápida, o que nos possibilitou acelerar atender aos requisitos alinhados com a FOLKS para este projeto. Certamente, a plataforma participará de todas as demais certificações do setor de Saúde onde a comunicação entre sistemas fizer parte das exigências”, sinaliza ele.

Mais informações:
http://www.intensicare.com.br
http://www.magicsoftware.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.