book_icon

Colégios Maristas adotam soluções para otimização de performance

Para expandir sua capacidade, rede de colégios migrou para as soluções da Nutanix e aumentaram o desempenho da carga de trabalho em 105%, com maior visibilidade do consumo de recursos
Colégios Maristas adotam soluções para otimização de performance

Os Colégios da Rede Marista, que representam um total de 26 unidades entre sociais e pagas localizadas no Rio Grande do Sul e em Brasília, implantaram o software Nutanix Enterprise Cloud OS para aumentar o desempenho da carga de trabalho e reduzir o tempo de processamento.

A experiência do usuário na performance de aplicativos foi aprimorada com tempos de resposta 65% mais rápidos

Até 2016, o empreendimento trabalhava com um limite no volume de dados armazenados em seu datacenter. Dessa forma, a equipe de TI buscava novas soluções estratégicas para a Rede, que atualmente conta com cerca de 20 mil estudantes em suas unidades.

Após a etapa de diagnóstico, foi feita uma pesquisa de mercado e a integradora TechChannel apresentou a solução hiperconvergente da Nutanix. A solução foi a escolhida devido à simplicidade da arquitetura da solução, facilidade de implantação e migração, inovação contra concorrentes e integração com a cloud pública.

Após alguns meses com a solução Nutanix, a experiência do usuário na performance de aplicativos foi aprimorada com tempos de resposta 65% mais rápidos. Além disso, a carga de trabalho de transação máxima atualmente suportada também aumentou 105% em relação à plataforma anterior.

A instituição foi capaz de ver esses benefícios significativos com apenas sete nós Nutanix, executando VMware 6.0. “Além da migração de todos os dados, que aconteceu em quatro estágios e não gerou impactos ou percepções negativas, percebemos uma grande melhora no desempenho e capacidade de resposta das aplicações e soluções de TI”, destaca Rodrigo Ransan, analista de infraestrutura da Rede Marista, responsável pelo projeto.

“Nutanix nos surpreendeu com a fácil implementação e uso. Uma surpresa muito agradável. Temos um bom desempenho e nenhum problema. Nós finalmente paramos de nos preocupar com a infraestrutura e começamos a passar o nosso tempo pensando sobre o negócio. A antiga infraestrutura tradicional tinha um tempo muito grande de manutenção e nos deixava um pouco angustiados, já que não era mais suportado pelo fabricante. Neste novo momento, podemos aproveitar esse tempo para analisar as novas tecnologias que podem ser benéficas”, ressalta Lucas Ramos, também analista de infraestrutura da Rede Marista e corresponsável pela execução do projeto.

A solução Nutanix possui vários tipos de instalações. Uma das mais atraentes é o possível crescimento exponencial e horizontal, o que não era possível até recentemente com a antiga infraestrutura tradicional. Ransan comenta sobre suas expectativas e o momento. “A futura expansão pode acontecer devido aos benefícios que já temos com a solução. A escalabilidade também é importante para nós. Agora estamos pensando em novos projetos que começarão ainda no primeiro trimestre de 2018, especificamente, estamos expandindo o cluster Nutanix nos próximos dias. Todos os novos projetos já nasceram aproveitando-se dos benefícios da plataforma Nutanix “, explica Ransan.

“Estamos muito felizes em ajudar os Colégios Maristas na otimização de sua infraestrutura, que apoia uma operação que oferece educação de qualidade para 20 mil estudantes em todo o país. Ao usar a Nutanix, o empreendimento pode concentrar sua energia na construção de programas para o seu grande corpo estudantil para melhorar suas experiências educacionais. Esperamos continuar nossos relacionamentos com mais líderes educacionais no Brasil para ajudá-los a continuar suas missões para causar um impacto ainda maior”, conclui Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix Brasil.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.