book_icon

T-Systems digitaliza análise de sinistro para seguradoras

Lançada na Europa, solução Digital Drive acelera processo de gerenciamento de sinistros e permite às seguradoras oferecer novos serviços a proprietários de veículos
T-Systems digitaliza análise de sinistro para seguradoras

Depois de um acidente, é usual que uma seguradora leve vários dias para analisar os danos nos veículos envolvidos. A T-Systems, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, e a Spearhead, startup baseada em Zurique, estão agora reduzindo este tempo para apenas um minuto. Todo o processo de sinistro está digitalizado – da notificação do acidente à documentação de danos, incluindo as avaliações e as ordens de reparo.

A solução é resultado de uma parceria recém anunciada entre a T-Systems e a Spearhead, startup de tecnologia baseada em Zurique e que começou a operar no mercado de seguros de carros em 2015

O gerenciamento digital de sinistros para seguradoras é o elemento principal da solução Digital Drive, oferta de carro conectado da T-Systems. A solução pode também oferecer funcionalidades de conexão a veículos novos e usados sem acesso à internet integrado.

Para digitalizar o processo de sinistro, o veículo segurado é conectado por meio de um plug a uma interface de diagnóstico. Quando o acidente ocorre, a seguradora recebe imediatamente uma análise completa, por meio de um portal. Ao mesmo tempo, os custos de reparo são calculados em tempo real e a ordem de reparo pode ser emitida em seguida. Além disso, os documentos solicitados ao dono do veículo podem ser fornecidos via aplicativo.

A solução Digital Drive também conta com funcionalidades para os motoristas, como informações em tempo real sobre o status do veículo: nível de combustível, posição do veículo e alertas em caso de vibrações ou reboque. As seguradoras também podem utilizar estes dados como base para o cálculo, premiando os motoristas mais cuidadosos.

Novo parceiro

A solução é resultado de uma parceria recém anunciada entre a T-Systems e a Spearhead, startup de tecnologia baseada em Zurique e que começou a operar no mercado de seguros de carros em 2015. Na solução, a T-Systems fornece o adaptador OBD2, que conecta os carros à plataforma e à infraestrutura de nuvem. A Spearhead fornece o software de gerenciamento de sinistros, o portal para as seguradoras e a funcionalidade de documentação de danos para os proprietários dos veículos.

Ingo Hofacker, responsável pela área de negócios IoT (Internet of Things) da Deutsche Telekom, afirma que a solução torna a telemática de seguros rentável para o mercado de massa. “A combinação de nossa solução de carro conectado com a tecnologia da Spearhead torna possível entregar às seguradoras uma solução com uma série de serviços de valor agregado. Ao mesmo tempo, estas companhias podem reduzir os custos envolvidos nos processos e reparos existentes após acidentes”, diz.

Sinistros em detalhes

Para utilizar as funções de carro conectado, os proprietários devem instalar um adaptador para o sistema ODB (On Board Diagnostics). Em caso de acidente, um sensor no adaptador vai gravar todas as forças que estão atuando no veículo, transmitindo estes dados imediatamente para a nuvem privada da T-Systems, onde eles serão analisados ao mesmo tempo em que o administrador responsável pelo cliente é notificado.

Depois, o portal web indica quais partes do veículo foram danificadas e qual o custo projetado para o reparo. Por meio de um aplicativo, o proprietário do veículo também pode documentar as circunstâncias do acidente, as pessoas envolvidas e especificar as peças danificadas, assim como carregar fotos do acidente. Todos os dados são processados em data centers da União Europeia, seguindo as leis locais de conformidade.

IoT

seguradoras

T-Systems

Transformação Digital

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento