book_icon

Plataformas da Elipse geram mais economia à Echoenergia

Plataformas da Elipse geram mais economia à Echoenergia

Com o objetivo de monitorar e operar à distância seus complexos eólicos São Clemente e Santa Rosália, sediados nos estados de Pernambuco e Ceará, a Echoenergia decidiu utilizar o ea-Wind em seu Centro de Operação da Geração (COG), localizado em São Paulo. O ea-Wind é um sistema de gestão de usinas eólicas desenvolvido pela Energia Automação sobre o framework do Elipse Power e Elipse Plant Manager (EPM), plataformas da Elipse Software.

Desenvolvido sobre o framework do Elipse Power, o módulo SCADA do ea-Wind permite monitorar e controlar as grandezas elétricas e equipamentos que constituem os complexos eólicos Santa Rosália e São Clemente. Através de suas telas e comandos, é possível verificar o total de energia gerada, velocidade do vento, potências reativas e a quantidade de aerogeradores em produção e disponíveis.

Construído sobre o framework das soluções Elipse Power e Elipse Plant Manager, o módulo Analyze do ea-Wind funciona como uma ferramenta de análise do processo de geração de energia eólica dentro do período estipulado pelo operador. Através do EPM, o sistema armazena os dados, realiza cálculos específicos e gera indicadores. Já por meio do Elipse Power, apresenta telas formadas por gráficos e displays avançados que agilizam a interpretação das tendências dos dados.

“Os softwares da Elipse nos permitem monitorar e controlar aerogeradores de diferentes fabricantes no mesmo padrão de desenho e programação. Dessa forma, com apenas estas duas plataformas, conseguimos controlar remotamente as duas usinas, gerando assim mais economia”, afirmou Alexsandro Martins, Gerente de Operações da Echoenergia.

Mais informações no case – https://www.elipse.com.br/case/plataformas-da-elipse-software-geram-economia-echoenergia-uma-vez-que-interagem-com-diferentes-sistemas-de-supervisao-e-controle.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.