book_icon

A Inteligência Artificial é crucial para a transformação da força de trabalho

Por Raj Mukherjee, SVP da Indeed

A força de trabalho atual está passando por um período de mudanças que traz ambientes mais produtivos e eficientes. Mas também está fazendo com que modelos de profissões e carreiras se transformem e as lacunas de talento se ampliem se tornando mais desafiador encontrar e reter os funcionários certos. Assim como os avanços em inteligência artificial (AI), automação e a mobilidade evoluem o local de trabalho, a aquisição e a retenção de talentos – que já representam um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas – se tornarão mais importante do que nunca.
A boa notícia é que muitas dessas tecnologias, especialmente a AI, também estão transformando a maneira com a qual identificamos e contratamos talentos, tornando o processo mais produtivo, eficiente e diverso. Ainda que esteja em um de seus estados iniciais, a AI já é capaz de conectar os candidatos aos empregos e, em um futuro próximo, ela será fundamental para ajudar as empresas a reterem funcionários e ajudarem os indivíduos a crescerem e alcançarem suas aspirações de carreira.

O Impacto da AI no processo de contratação
Descrições de emprego
As futuras descrições de emprego serão diferentes. O Processamento de Linguagem Natural (NLP, na sigla e inglês) já está melhorando a categorização da descrição de emprego ao encontrar e extrair critérios cruciais nas postagens e incluí-los nos algoritmos de AI a fim de identificar os empregos mais relevantes para os candidatos. Quando a pontuação do algoritmo demonstra que as qualificações do candidato se enquadram em uma descrição de emprego, ele é encorajado a se candidatar para o cargo.
No futuro, as descrições de emprego e os currículos se tornarão mais personalizados e com recursos que economizam tempo de forma a ajudar a atrair os talentos. Os “agentes” conversacionais – provavelmente robôs ou sistemas automatizados que usam informações humanas ou de máquinas – permitirão que os candidatos e empregadores se engajem uns com os outros e compreendam suas necessidades.
Pense sobre a oportunidade oferecida por um botão de chat em uma descrição de emprego que permita a um candidato fazer perguntas imediatamente sobre um emprego. Ou um que permita que um empregador faça perguntas detalhadas sobre a experiência do candidato. Não só muitas perguntas serão respondidas nesse estágio, mas as que não forem serão encaminhadas para que os gerentes de contratação respondam e, ainda mais importante, serão usadas para treinar o sistema para o futuro.
Agilizando a avaliação dos candidatos
É difícil avaliar milhares de candidatos de forma justa e eficiente. Atualmente, recrutadores avaliam em um currículo a instituição de ensino e os empregos anteriores e isso certamente faz sentido. Mas a melhor maneira de verificar as competências é a aplicação real para a vaga disputada. Isso permite que empregadores em potencial vejam se um candidato pode realizar as funções inerentes ao cargo em uma avaliação simulada do trabalho. Alguns exemplos:
• Um desenvolvedor de software realiza um exercício de codificação enquanto interage com futuros colegas de trabalho (ou virtuais).
• Um analista financeiro desenvolve um modelo financeiro e é classificado em uma conversa sobre regulações financeiras e de melhores práticas.
• Um analista de suporte técnico bilíngue é avaliado pela fluência oral, por lidar com clientes chateados e pela habilidade de aprender sistemas desconhecidos.
Essas são as situações críticas nos atuais processos de entrevistas, mas elas atualmente usam muitos recursos e dependem da habilidade do entrevistador. A AI pode aumentar currículos ao automatizar esses tipos de avaliações. Nesse sentido ela pode dar aos gerentes de contratações um ranking imparcial das qualificações dos candidatos em potencial. Imagine uma biblioteca com milhares de avaliações onde um gerente de contratação pode escolher um conjunto personalizado de simulações de competências para a posição necessária. Essas avaliações personalizadas podem fornecer a ambas as partes a transparência necessária para encontrar o casamento ideal, ao mesmo tempo em que economizam tempo para um grau mais elevado de conexões humanas que possam criar confiança entre as partes e resultar em uma maior confiança na contratação.
Planejamento para a carreira após a contratação
O papel da AI não termina quando um candidato aceita um emprego. Os trabalhadores de hoje esperam trocar de emprego pelo menos algumas vezes ao longo da carreira. Estudos demonstram que a mais nova geração da força de trabalho, conhecida como Millennials, troca de emprego mais frequentemente do que as gerações anteriores. A AI pode ajudar os empregadores a mapearem o caminho da carreira de um indivíduo para garantir que os funcionários fiquem na empresa. Os algoritmos AI, quando se trata de conjunto de habilidades, desempenho e desejos, podem até ajudar os empregadores a saberem o que fazer para manter os funcionários crescendo dentro das suas organizações.
Da mesma forma, a AI pode ajudar um funcionário a compreender o que fazer agora para garantir o sucesso na futura carreira. Imagine uma AI que notifique você quando chegar a hora de pedir um aumento, fazer um treinamento ou conectar você com a pessoa certa para transformar as suas aspirações de carreira em realidade.

O futuro da tecnologia para encontrar o emprego ideal
A tecnologia para encontrar emprego continua evoluindo – tornando-se mais personalizada, perfeita e automatizada. A previsão é de um mundo onde existam dados suficientes para que as pessoas possam virtualmente só apertar um botão e receber uma oferta de trabalho.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia AI pode tornar o processo muito mais eficiente, aceitar um emprego ainda requer a decisão do candidato ao emprego.
Uma decisão que é influenciada por relacionamentos, objetivos e a definição individual de um emprego significativo. A tecnologia AI pode dar aos recrutadores, empresas e candidatos mais tempo para focar nas conexões humanas que criem confiança e inspirem o desenvolvimento na carreira. Dessa forma, a AI está transformando rapidamente a maneira como identificamos e contratamos talentos e está no caminho para se tornar a sua companheira de carreira.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.