book_icon

DB1 aposta em metodologia OKR para crescer em 2018

Multinacional de tecnologia, em parceria com a CoBlue, quer se consagrar como um dos dez maiores grupos de TI do país
DB1 aposta em metodologia OKR para crescer em 2018

Muitas empresas apostam em renovação para atingir resultados cada vez melhores. Ao lado de produtos e processos, a área de gestão é essencial para o progresso consistente de uma companhia. Pensando nisso, a DB1, multinacional de tecnologia, aposta na metodologia OKR – Objectives and Key Results – para direcionar o planejamento de 2018 e pavimentar o crescimento da empresa até 2032. Em parceria com a CoBlue, que implementa o método na organização, mais de 280 pessoas irão trabalhar este ano a partir da delimitação de objetivos e resultados chaves.

“Fizemos o planejamento para 2018 já seguindo a metodologia OKR. Com a mudança de mindset proporcionada pelo método, pudemos ser muito mais efetivos em determinar os objetivos e metas da empresa”, Ilson Rezende

Ilson Rezende, Presidente fundador da DB1 Global Software, ressalta que mesmo em uma fase inicial da efetivação de OKRs já é possível perceber alterações na forma de estruturar objetivos e no engajamento dos colaboradores. “Fizemos o planejamento para 2018 já seguindo a metodologia OKR. Com a mudança de mindset proporcionada pelo método, pudemos ser muito mais efetivos em determinar os objetivos e metas da empresa. Além disso, percebemos um engajamento grande de todos os envolvidos, uma vez que cada um é ‘dono’ de objetivos e passa a enxergar de forma mais clara o propósito no que faz”, destaca Ilson Rezende

Antonio Zubieta, sócio fundador da CoBlue, participou da implementação do método na empresa e confirma o engajamento e coesão salientados por Ilson. “Com um propósito bem claro, as equipes puderam construir OKRs muito alinhados com a visão de futuro da empresa. Os times não mediram esforços ao criar resultados-chave (KRs) ambiciosos para motivar as pessoas a pensarem modelos disruptivos”, explica.

Presente no mercado de tecnologia da informação há 17 anos, a DB1 pretende alavancar seus resultados a partir do uso da metodologia de gestão e figurar, daqui a 12 anos, entre os 10 maiores grupos de TI do país. “Além das métricas de resultado, queremos com o OKR, nesse período de tempo, melhorar ainda mais a motivação de nossos colaboradores. Já estamos há 8 anos na lista de melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o ranking GPTW, e queremos cada vez mais aprimorar a experiência positiva de quem trabalha conosco”, complementa Ilson.

Gestão ágil

Um dos principais benefícios da metodologia Objectives and Key Results é a agilidade que ela imprime na gestão. Grandes empresas de tecnologia apostam no método para otimizar seus processos e alcançar resultados de forma estratégica e conectada com a realidade. A metodologia de OKR foi adotada pela Google em 1999, hoje uma das maiores do setor de tecnologia no mundo. Além da empresa de buscas, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está dando certo ou não.

George Eich, sócio fundador da CoBlue, primeira empresa brasileira a desenvolver um software de OKR, afirma que a metodologia é baseada na ideologia lean -que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante. “O método funciona para empresas de todos os portes. As metas são delimitadas em curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos da equipe. À medida que as atividades vão sendo cumpridas, é possível perceber o quanto estão impactando e gerando resultados, além de facilitar a percepção do status da meta: se ela será alcançada ou não”, explica Eich.

2018

DB1

Gestão

Objectives and Key Results

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.