Por Alan Lopes, CEO CRM Services
Sabe-se que a aquisição de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP), representa uma grande fatia de investimento financeiro, envolve tempo, horas de profissionais focados no projeto, e, é parte vital da estratégia de crescimento das empresas.
Mas… quando a expectativa não corresponde com a realidade, que infelizmente é vivida por inúmeras companhias, a questão que surge é: “Devo trocar meu ERP?”.
Sem dúvidas, e de fácil compreensão, essa é uma das maiores preocupações de empresas que não possuem seu ERP funcionando em sua plenitude, e, ao invés de apoiar a gestão, acaba prejudicando a performance da empresa.
Claro que alguns softwares podem, de fato, não suportar necessidades específicas e particulares do negócio da empresa, mas na grande maioria das vezes, o problema não está na ferramenta, e sim na forma como foi implementada, ou na inexperiência do usuário com as funcionalidades da solução.
Para saber exatamente o que ocorre com o ERP, é recomendado que se realize um diagnóstico de software, com empresas especializadas tanto em sistemas, quanto em processos.
A ótima notícia é que todo o investimento realizado pode ser recuperado, se o resultado do diagnóstico concluir a possibilidade de Revitalização do ERP. Depois de ter sua solução implementada adequadamente, é possível aumentar a aderência do software com aplicativos integrados ou desenvolvimentos específicos para os processos da empresa.
A melhor experiência e otimização da usabilidade da ferramenta potencializa os resultados da empresa, e garante a competitividade do negócio. Além de apoiar a gestão de forma completa, o ERP carrega consigo as melhores práticas de mercado, e pode de fato, não somente alavancar, como sustentar o crescimento da companhia.
A troca do software deve ser sempre a última opção. Além de arcar com a perda de todo o investimento já realizado, será necessário um novo aporte com a aquisição de um outro software, e novamente, envolvimento de tmpo, energia, e profissionais especializados, e nesse momento, deve-se focar de forma mais ampla, sistemática e assertiva, para garantir o sucesso do projeto.
Alan Lopes é CEO e Fundador da CRM Intelligence Services – consultoria independente, especialista em implantação, suporte, atualizações, desenvolvimento e treinamento nas soluções TOTVS – Protheus, RM e fluig.
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