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Pesquisa revela códigos secretos usados em mídias sociais

Durante monitoramento no Twitter, empresa descobriu que meninas com anorexia usam códigos e linguagem própria para falar sobre a rotina e a doença
Pesquisa revela códigos secretos usados em mídias sociais

A iCustomer, empresa do Grupo Plusoft especializada em estratégias digitais, realizou uma pesquisa por meio de sua solução de monitoramento de redes sociais e revelou que a hashtag “Borboletana” nasceu e se propagou no Twitter como código secreto de um grupo de mulheres que apoiam a anorexia. A pesquisa foi feita para analisar a comunicação em temas de saúde e é um exemplo da importância do uso de soluções de monitoramento de mídias sociais para entender a fundo o público-alvo das empresas.
Para melhorar a estratégia de comunicação, companhias de vários segmentos apostam nas soluções de monitoramento de mídias sociais a fim de saber como seu público alvo se posiciona na Internet, quais são as principais características dos usuários e como é disseminado o nome da marca nas redes sociais. É em busca de um plano de marketing mais consistente e eficaz que essa solução se tornou essencial para a efetividade de qualquer empresa no mercado.
O monitoramento de mídias sociais surgiu para descobrir novos insights e melhorar as vendas. A iCustomer comprovou recentemente que o monitoramento de mídias sociais vai muito além da propagação do marketing empresarial. A ferramenta tem auxiliado a Justiça em situações mais complexas como casos de pedofilia, cibercrimes, homofobia e preconceito racial.
Um exemplo da importância social do monitoramento de redes sociais foi a descoberta pela iCustomer de uma linguagem própria usada por meninas com anorexia para se comunicar e contar sobre a rotina delas. A iCustomer monitorou o Twitter durante um mês, entre maio e junho deste ano, e descobriu vários códigos e hashtags usadas para falar sobre a doença. Foram 28 mil menções de 11 mil meninas entre 12 e 20 anos contando detalhes do que fazem para se manterem magras. Os Tweets alcançaram 1,7 milhão de pessoas pelo Brasil.
O que chamou a atenção dos analistas foi a massiva repetição da hashtag “Borboletana”, que faz alusão à doença. O prefixo “Borbolet” tem a ver com borboleta, inseto considerado bonito e magro por elas, ou seja, o objetivo do corpo ideal. Já o sufixo “Ana” está relacionado diretamente com a palavra anorexia.
A pesquisa comprovou que as meninas usam palavras específicas, a maioria em inglês, para falar sobre a rotina, os pensamentos suicidas e, inclusive, para indicação de remédios. Entre os códigos estão NF (“No Food”, que na tradução livre significa sem comida); ED (“Eat Disorder”, que significa transtorno alimentar) e Low Food (que significa ingerir pouca comida).
O acompanhamento de mídias sociais é muito amplo e pode auxiliar as mais diversas empresas e instituições, independente do que elas buscam. Diante de um mundo digital, o monitoramento de mídias sociais se tornou indispensável para que as companhias saibam de que forma se comunicar com seus clientes.

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