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Depois de ano positivo, ALE intensifica estratégia para Brasil

Com foco em mobile e cloud, companhia mira hotelaria, saúde, governo, educação e transporte como verticais promissoras
Depois de ano positivo, ALE intensifica estratégia para Brasil

palavras de tecnologia formando um mapa mundiA velocidade de adoção de nuvem no Brasil tem chamado a atenção de alguns fornecedores que passaram a considerar a região como umas das mais promissoras na região da América Latina. É o caso da Alcatel Lucent Enterprise (ALE), fornecedora francesa de redes corporativas, comunicações e serviços. Há três anos trabalhando sob a nova marca, a empresa avalia que o balanço do período é positivo, com crescimento na região, especialmente Colômbia e México. O direcionamento agora é trabalhar Brasil e Argentina, países com grande potencial de desenvolvimento, segundo a empresa.

Empresa iniciou uma nova jornada de aprimoramento das linhas de produtos e relacionamento com os Parceiros de Negócios

Para o próximo biênio, a companhia aposta em mobilidade e cloud. Embora atue sob a marca ALE, a companhia segue com DNA de desenvolvimento de novas tecnologias, reservando 15% de sua receita global para P&D (Pesquisa & Desenvolvimento). A oferta está voltada ao mercado de grandes empresas e focada na prestação de serviços em nuvem de comunicações unificadas. Segundo Nuno Ribas, head de Cloud Business para Europa & South da ALE, o reposicionamento fez com que a companhia conseguisse crescimento de dois dígitos no Brasil contra um dígito no resto do mundo.

Segundo o executivo, mesmo com a mudança de modelo de negócios a empresa seguiu privilegiando o canal de distribuição. “Nosso principal desafio é conduzi-los e apoiá-los nesta jornada. Para isso, vamos ajudá-los a entender essa novo modelo, daremos apoio na questão técnica e na questão financeira”, afirma.

As oportunidades de atualização de sistemas, demanda da transformação digital, são a aposta da empresa, que iniciou uma nova jornada de aprimoramento das linhas de produtos e relacionamento com os Parceiros de Negócios. Com 100% das vendas feitas de maneira indireta, a ALE determinou a estratégia de atuar por verticais de mercado e setores como hotelaria, saúde, governo, educação e transporte foram apontados como promissores para o desenvolvimento de aplicações no conceito da transformação digital. A empresa possui mundialmente 3 mil parceiros e, no Brasil, 70 integradores além de três distribuidores locais: Lettel, Network1 e Olibras.

O modelo de negócios voltado a prestação de serviços em nuvem é uma das metas, já que se mostra muito mais viável economicamente e oferece flexibilidade significativa na entrega sob demanda. As comunicações unificadas se tornaram mais acessíveis com a solução OpenTouch Enterprise Cloud, já que as empresas podem escolher entre instalação de equipamento em sua sede ou o modelo “As a Service”. No Brasil, os Parceiros de Negócios identificados com essa qualificação foram 3Corp e Lettel, além de outros parceiros capacitados no Peru, na Colômbia e no Uruguai. Com isso, os parceiros evoluíram da condição de “box moving” para prestadores de serviços.

O conceito de transformação digital para simplificar a TI e torná-la um recurso voltado a melhorar os resultados das organizações, além dos serviços em nuvem, fez com que a ALE investisse mais em desenvolvimento de aplicações. O lançamento da plataforma de colaboração Rainbow foi um marco nesse momento. A conquista do projeto do governo do estado de Santa Catarina é o resultado mais expoente. O governo assumiu a plataforma Rainbow como ferramenta de comunicação entre suas secretarias, conectando 40 mil funcionários. A previsão é estender o serviço a 90 mil funcionários.

Mais um lançamento voltado à era da transformação digital foi a linha de access points Alcatel-Lucent OmniAccess® Stellar, uma solução de alto desempenho para mobilidade e Internet das Coisas (IoT). A linha faz parte da família de soluções de mobile campus, que tem como princípio a infraestrutura de rede otimizada.

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