book_icon

NEC lança servidor de rede compatível com a LoRaWAN

NEC lança servidor de rede compatível com a LoRaWAN

O equipamento, que atende a rede de longo alcance, acelera a criação de novos serviços IoT

A NEC Corporation acaba de anunciar a comercialização global de um novo servidor de rede compatível com a tecnologia LoRaWAN (Long Range – Wide Area Network). Trata-se de uma nova tecnologia de comunicação sem fio e LPWA (Low Power Wide Area), que permite a criação de redes WAN com baixo consumo de energia. A empresa começará a fornecer os novos produtos às operadoras a partir de dezembro.

O novo servidor de rede da NEC executa os controles de ID, de taxa de dados e de alocação de canais para dispositivos e sensores em conformidade com a tecnologia LoRaWAN por meio do gateway. Ele também faz a mediação do processamento de dados de cada dispositivo ou sensor para o servidor de aplicações. Além disso, como servidor de rede LoRa, possui a função de realizar o controle flexível de múltiplos tenants e dispositivos, possuindo uma variedade de formatos de serviços fornecidos pelas operadoras capazes de oferecê-los a várias empresas. Adicionalmente, o recurso WebAPI o torna compatível com uma ampla gama de aplicativos de serviços que utilizam LoRa, facilitando a utilização dos dados coletados dos dispositivos e/ou sensores.

Nos últimos anos, a disseminação de novos serviços IoT (Internet of Things) criou uma crescente necessidade de controle de dispositivos e informações coletadas por meio de redes. Especialmente em relação aos projetos de cidades inteligentes, é necessário um sistema que consuma baixos níveis de energia, a fim de coletar informações de uma grande quantidade de sensores, como medidores de controle de saúde e sensores ambientais.

Como todos os tipos de dispositivos e sensores deverão se conectar às redes no futuro, espera-se que a LoRa seja amplamente utilizada como uma tecnologia de comunicação para IoT, que economizará energia para a coleta de uma grande quantidade e tipos de informações.

“Este servidor permite que novos serviços IoT sejam fornecidos de forma flexível para as operadoras de telecomunicações em conjunto com os gateways e os dispositivos finais”, afirma Shigeru Okuya, vice-presidente sênior da NEC Corporation. “A NEC visa fornecer soluções compatíveis com LoRaWAN para empresas de todo o mundo nos próximos anos como parte da aceleração da criação de novos serviços IoT e na melhoria da experiência do usuário”.

“É uma honra ver a NEC fornecer um servidor de rede que utiliza a tecnologia LoRaWAN e ajuda a promover a realização de uma sociedade plena e segura usando o IoT”, diz Hiroyuki Nakamura, diretor executivo e diretor-geral da 3rd Sales, Oi Electric Co., Ltd. “Nossas iniciativas em IoT incluem o desenvolvimento de protótipos e demonstrações para o fornecimento de um verdadeiro gateway LoRaWAN, unidades de comunicação e vários outros dispositivos dedicados para operadoras de telecomunicações e outras empresas. Esses novos links com os servidores de rede da NEC ajudarão a estabelecer um sistema para a introdução e operação confiáveis desses produtos “, comenta.

“O servidor de rede da NEC, integrado à tecnologia LoRa, da Semtech, proporcionará às operadoras uma vantagem competitiva que contribuirá para a sociedade”, comenta Marc Pegulu, gerente geral e vice-presidente do Grupo de Produtos Wireless de Detecção da Semtech. “A tecnologia LoRa oferece recursos de longo alcance e de baixa potência para aplicações IoT de próxima geração em mercados verticais, incluindo cidades, construções, agricultura, medição, cadeia e logística de suprimentos, todos inteligentes”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.