Tecnologia

Udesc adota tecnologia em nuvem Microsoft

Projeto incluiu estudo de viabilidade para migração e benéficos de licenciamento entregues pela Brasoftware

Está em funcionamento desde setembro para alunos e professores da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) a nova plataforma de e-mail e armazenamento de dados na nuvem do Microsoft Office 365. As soluções em nuvem da Microsoft conseguem fornecer um espaço de 5 terabytes de armazenamento de arquivos no OneDrive e as contas do Office permitem que o e-mail institucional também seja acessado fora da universidade, por meio de qualquer dispositivo móvel, como tablets e celulares.

“Cada aluno pode acessar seus e-mails e utilizar os aplicativos do Office em até 15 dispositivos próprios, mesmo fora do campus”, Lucas Lima

No total, foram ativadas cerca de 18 mil contas do sistema anterior para o Office 365, entre elas, 15 mil contas de alunos e 3 mil de professores e técnicos. Estas últimas foram migradas com todo o histórico anterior, finalizadas em setembro deste ano. Sem custo para a Udesc, a implementação durou cerca de três meses e possibilitou o uso de funcionalidades como o Skype for Business e o próprio OneDrive para armazenamento na nuvem, além dos programas usuais do pacote Office.

A nova solução de e-mail conta com 50 gigabytes de capacidade na caixa de entrada e 5 terabytes de armazenamento de arquivos na nuvem do OneDrive. Toda a migração ocorreu sem custo para a Udesc. “Já tínhamos um contrato com a Microsoft, o que possibilitou a migração de forma gratuita para o Office 365 e com ganho de produtividade”, disse Jairo Wensing, Secretário de TI da universidade.

Para detalhar aos alunos e colaboradores sobre como usar a plataforma, a Udesc trabalhou a implementação da solução juntamente com a equipe de comunicação e marketing, possibilitando a criação e divulgação de guias com dicas rápidas, vídeos explicativos e posts nas redes sociais. “Fizemos um trabalho de modernização da universidade e estreitamos o relacionamento entre alunos e professores, facilitando a interação entre eles e aumentando a capacidade para armazenamento de arquivos, acessível tanto dentro como fora da universidade”, complementou Jairo.

Através de um atendimento consultivo, a Brasoftware colaborou na elaboração do melhor cenário de licenciamento e uso de serviços on-line Microsoft, bem como no entendimento por parte da Udesc dos benefícios que os contratos acadêmicos proporcionam às instituições de ensino, alunos e professores. “Tivemos uma ativação de contas com segurança, graças ao compromisso e entendimento de negócio apresentados pela Brasoftware, que cuidadosamente priorizou no escopo do projeto a migração dos históricos de conteúdos e e-mails antigos”, enfatizou Jairo.

A busca por novas soluções em nuvem é peça importante dentro da revolução digital pela qual o mundo passa. Segundo a consultoria IDC, as empresas e instituições ao redor do mundo terão investido US$ 1,2 trilhão em transformação digital até o final de 2017. E, de acordo com o Gartner, quase 40% dos CIOs reportam que já estão liderando processos de transformação digital em suas empresas. “A solução de colaboração do Office 365 gera empoderamento do usuário”, destacou Lucas Lima, Gerente de Contas da Brasoftware.  “A infraestrutura na nuvem é uma opção que cada vez mais nossos clientes vêm adotando, porque elimina os servidores físicos locais e a instituição se isenta da preocupação de manter um data center atualizado e com soluções de segurança em dia”.

Jairo, da Udesc, reforçou a tendência: “A manutenção do data center é muito underground; envolve cuidados com refrigeração, setor elétrico, escolha dos servidores e administração de dados. As instituições estão percebendo que mudar para a nuvem é muito vantajoso; você não se incomoda com hardware, ficando este a cargo somente da empresa de serviço na nuvem”.

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