As vendas por meio de dispositivos eletrônicos, o mCommerce, devem se tornar ainda mais populares no Brasil, principalmente, pelo uso das carteiras digitais, conforme aponta o estudo Global Payments Report 2017 da Worldpay.
De acordo com a pesquisa, que apresenta uma previsão para o eCommerce em 36 países ao redor do mundo, a popularidade das e-wallets deve dobrar nos próximos cinco anos, um aumento dos atuais 15% para 31% em 2021. Apesar disso, o uso de cartões de crédito não irá diminuir e esse meio de pagamento continuará como o mais popular no Brasil (41%) até 2021.
As carteiras digitais (e-wallets) são um dos meios de pagamento mais importantes e têm contribuído para o aumento do eCommerce no País, com previsão de atingir o equivalente a US$ 23,7 bilhões até 2021. Além disso o eCommerce é um fenômeno que não ocorre só no Brasil, mas em toda a América Latina. Enquanto entre os brasileiros o comércio eletrônico tem se tornado gradualmente consolidado, países como o México e a Argentina possuem a grande oportunidade de incremento neste setor, com previsão de alta de 17% e 24% nos próximos cinco anos, respectivamente.
O crescimento do eCommerce na América Latina se deve em partes ao tamanho da população com conta bancária, com praticamente uma conta por consumidor. Além disso, os consumidores estão acostumados com o conceito de compras online e boa parte deles espera por mais acessos e opções. De fato, uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) indica que 89% das pessoas conectadas realizaram compras online ao menos uma vez no período de junho/2016 a junho/2017.
O mCommerce no país deve alcançar US$ 10,1 bilhões até 2021 devido à alta penetração do uso de dispositivos móveis – com 1,3 assinatura móvel per capita e a Worldpay espera que o número de adultos conectados também registre aumento significativo.
“Essa mudança de hábitos é resultado conjunto de um consumidor que deseja meios de pagamentos mais fácies e rápidos durante o momento da compra, e do fato de empresários brasileiros investirem mais em comércio eletrônico a fim de elevar as oportunidades de vendas.
Ao mesmo tempo, esses fatores têm sido impulsionados por uma população brasileira cada vez mais conectada – 290,5 milhões de consumidores no País (aproximadamente 65% da população) têm acesso à internet”, afirma Juan D´Antiochia, gerente geral da Worldpay para América Latina.
Atualmente, os cartões de crédito continuam como o método de pagamento mais popular do mercado com ampla margem de 61%. O segundo mais popular é PostPay (15%), como boleto bancário, seguido pelas e-wallets com 12% do mercado. Os dados da Worldpay indicam uma queda de 16.7 pontos percentuais no uso de cartão de crédito até 2021 (41%). As transferências bancárias também devem aumentar 6.9 pontos percentuais (de 6% para 13%) no mesmo período – causado principalmente pelo maior número de pessoas utilizando os aplicativos de bancos, o que torna mais fácil as transferências entre diferentes contas.
D´Antiochia acrescenta que a partir dos dados de 2017, os comerciantes estão em uma posição consolidada para empoderar os consumidores locais. “Se quiserem ter sucesso no Brasil, é importante oferecer os métodos de pagamentos preferidos dos clientes e se manter atualizado sobre as novidades em mCommerce. Além disso, considerando uma alta de 18% no mCommerce nos próximos cinco anos, os comerciantes devem resolver como otimizar seus websites a fim de oferecer uma experiência convincente para aqueles que fazem compras por meio de dispositivos móveis. São passos fundamentais no desenvolvimento de um negócio online de êxito”.
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