book_icon

Preparação antecipada define o sucesso do e-commerce na Black Friday

A Black Friday de 2017 está marcada para o próximo dia 24 de novembro. Durante eventos como esse, o e-commerce tem um volume brutal de acessos, chegando a aumentar de 10 a 20 vezes o número de visitantes em comparação com dias normais. “Os investimentos feitos em infraestrutura e aplicações de TI em anos anteriores sempre deixam um legado estrutural que, obviamente, já é um bom ponto de partida para este ano, mas, como o e-commerce é muito dinâmico, provavelmente as páginas e suas funcionalidades já não são mais as mesmas”, explica Alexis Rockenbach, co-fundador e presidente da Compasso, uma empresa UOLDIVEO.

Segundo o executivo, no e-commerce não é possível ter exatidão sobre qual volume de tráfego será registrado ou que tipo de comportamento diferente das edições anteriores ocorrerá. Observando este contexto e todas suas variáveis, para garantir melhor experiência dos consumidores, o ideal é se planejar com antecedência e se preparar com todas as ferramentas possíveis, ter um alinhamento constante entre as áreas de negócios e da TI e assim minimizar a chance de ser surpreendido com algo que fuja do controle. A cada evento como este é necessário validar e testar todas as páginas e recursos novamente.

Outro ponto que reforça este cuidado é o crescimento ano após ano. “Nossos principais clientes têm apresentado grande crescimento ano a ano e preveem para 2017 o dobro de tráfego em relação a 2016 na semana Black Friday (segunda a domingo, com pico na sexta). O crescimento do número de page views no grupo dos maiores clientes atendidos pela Compasso foi de 24,3%, em 2016, em comparação ao ano anterior. Em função disso, é necessário um processo contínuo de preparação antes do evento”, afirma.
A preparação prematura elimina por completo as maiores queixas e problemas comumente atrelados ao evento, como a indisponibilidade ou lentidão causada tanto pela falta de capacidade de processamento de tráfego simultâneo ou pela rajada de acessos vinda de sites externos ou afiliados. É necessário prever até movimentos mais simples, como atualizações do sistema que, em meio à grande movimentação do evento, podem também congelar o sistema por longos períodos.

A TI das empresas de e-commerce usa um conjunto diverso e abrangente de diferentes soluções, desde a camada de infraestrutura, de hardware, sistema operacional, banco de dados, servidores de aplicação e ferramentas que rodam nesta base. Cada uma dessas ferramentas tem um nível de complexidade e demanda recursos especializados para fazer as configurações, acompanhamento e monitoração. Nenhuma empresa consegue passar de forma tranquila pela Black Friday sem incrementar essas equipes porque realmente o trabalho aumenta.

“Hoje, atuamos com 430 profissionais, que trabalham exclusivamente atendendo as demandas desses clientes de e-commerce. Nosso valor está em ser o braço de expansão da capacidade de atendimento não só durante a Black Friday, mas durante a preparação das otimizações que ocorrem ao longo do ano”, explica. Entre os clientes de e-commerce atendidos pela companhia, estão empresas dos setores: moda, indústria, eletroeletrônicos, livros, equipamentos profissionais, cosméticos, e programas de ponto e fidelidade. O UOLDIVEO é responsável pelos serviços de aplicações, plataforma e infraestrutura para os maiores sites de e-commerce brasileiros.

A Compasso é a maior implementadora no Brasil de plataformas e-commerce de classe Global, com destaque para projetos com a plataforma Oracle Commerce, onde está concentrado o maior número de implementações locais. Esta solução está entre as três principais plataformas globais que lideram o quadrante mágico do Gartner.
No Brasil, dentre os maiores sites e-commerce brasileiros, há mais de 40 clientes que utilizam as plataformas líderes na visão do Gartner, dos quais mais de 60% contam com os serviços de implementação e sustentação da Compasso.

Em um contexto mais amplo, dentro de sua estratégia multicloud, o grupo UOLDIVEO vem agora ampliando a cobertura de serviços para um leque mais abrangente de aplicações, de modo a ser capaz de suportar também as demandas de clientes que se beneficiam de outras plataformas de aplicação, também líderes de mercado. Entre estas iniciativas, UOLDIVEO formalizou neste ano uma nova parceria com a SAP, de modo a incluir serviços especializados na Suite Hybris em seu portfolio também, trazendo uma cobertura ainda mais ampla de ofertas para o mercado local.

É importante salientar que a Black Friday não é o único evento sazonal que tem aumento de tráfego. Ele é o pico na maioria dos portais de e-commerce, mas existem outras empresas que no Dia das Mães, Dia dos Pais, das crianças e Natal registram grande aumento no tráfego, não necessariamente na mesma volumetria, mas que se aproximam muito da Black Friday. Além disso, existem eventos fora do calendário, como campanhas e promoções específicas que geram o mesmo efeito multiplicador do tráfego.

“O que é trabalhado em relação à Black Friday vale também para toda espécie de eventos sazonais de aumento de tráfego durante o ano. É um trabalho contínuo, não somente um mês antes do evento. À medida que se aproxima a data, você intensifica essas ações, mas é um trabalho constante. A melhor solução sempre vai ser buscar a elasticidade necessária para que este aumento de tráfego não gere nenhum tipo de lentidão ou indisponibilidade para nenhum consumidor”, afirma Alexis.

Recomendações para um bom desempenho do e-commerce na Black Friday:
• Planejamento e antecedência são primordiais quando se fala sobre preparação para eventos como a Black Friday;
• Faça um plano estruturado de melhoria contínua de seu ambiente de e-commerce, envolvendo equipes multidisciplinares como a sua TI, a área de negócios da empresa e seus fornecedores tanto para aplicação quanto para infraestrutura;
• Porque, à medida que você não faz este trabalho preventivo, corre o risco de decidir fazer implementações de última hora e não ter tempo de forma apropriada para operar uma campanha;
• Independentemente de sua plataforma, inclua testes de stress, simulando o tráfego extra. Esta pode ser a grande vulnerabilidade dos portais, porque sem teste, não conseguem ter uma visibilidade de suas métricas e indicadores que dão uma noção da capacidade do ambiente.
Torne isso uma prática recorrente. Logo depois da Black Friday, o natural é começar a se preparar para campanhas do próximo ano

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.