Com o e-procurement do Mercado Eletrônico, as compras das nove empresas do Grupo passam a ser centralizadas e automatizadas
São Paulo, outubro de 2017 – A plataforma de e-procurement do Mercado Eletrônico, passa a integrar o fluxo operacional de compras do Grupo Consigaz – responsável pela gestão de empresas como Consigaz, Propangás, Shopping Flamingo, Condomínio Green Valley Office Park, Shopping Carapicuíba e Companhia Nacional de Cilindros. O projeto, desenvolvido em parceria com a consultoria COOBO, é composto por duas fases. A primeira etapa contempla a implementação do e-procurement e, a partir da segunda, o Grupo passa a contar com outras soluções do Mercado Eletrônico como, por exemplo, Suppliers Management, Leilão Reverso, RFx, CLM (Contract lifecycle management) – todas complementares para otimização do processo de compras.
“Hoje, as compras de todas as empresas são feitas de forma autônoma, ou seja, cada uma é responsável por suas aquisições. Com o Mercado Eletrônico, vamos centralizar todas essas operações em uma única plataforma”, afirma, Gihad Baki, gerente de projetos do Grupo Consigaz. “Para ter uma ideia, apenas a Consigaz transaciona mais de R$ 150 milhões por ano em compras. Unir esse volume ao das outras companhias do Grupo nos permitirá ter melhores negociações e, consequentemente, teremos uma redução de custos bastante expressiva”, completa.
O setor de Compras do Grupo Consigaz passa por uma reestruturação para otimização de todos os processos. Ainda de acordo com Gihad, a área tem algumas metas bastante definidas para os próximos meses e as soluções do Mercado Eletrônico são responsáveis por agilizar essa evolução. “Adotar todo esse ecossistema de soluções do Mercado Eletrônico nos apoiará com todas as metas traçadas para a área de compras. Queremos otimizar nossos processos e trazer resultados ainda melhores para o Grupo. Além de aumentar o spend sobre a gestão de compras, outros objetivos são tornar cada comprador ainda mais produtivo e estratégico e ter mais savings. Automatizar o setor e unificar as compras de todas as empresas do Grupo são estratégias fundamentais para alcançar essas metas”, explica.
Segundo Paulo Rosanova, diretor de canais do Mercado Eletrônico, a ferramenta de e-procurement no processo de compras do Grupo Consigaz trará muito mais agilidade nos processos. “Automatizar os procedimentos diminui consideravelmente a carga operacional dos compradores e os permite focar no que realmente é estratégico – para conquistar melhores negociações e condições, como prazos melhores, por exemplo. Com a otimização dos processos, o time de compras será capaz de tomar as melhores decisões. O setor trará mais resultados e a redução de custos com aquisições será realmente expressiva”, complementa.
Planos
Depois da implementação do e-procurement, a área de compras do Grupo Consigaz também terá acesso à outras soluções do Mercado Eletrônico. Entre elas:
• Suppliers Management – Nos modelos SaaS (Software as a Service) e PaaS (Platform as a Service), ela centralizar e gerencia todas as informações dos fornecedores do Grupo. Além disso, ajuda na gestão de riscos das relações com parceiros comerciais e otimiza toda a comunicação entre o Grupo e fornecedores.
• Leilão Reverso – Otimiza o processo de negociação das empresas e ajuda a garantir uma grande margem de economia – em torno de 35% do valor inicial dos produtos. No processo tradicional, uma negociação pode levar uma semana, com o Leilão Reverso, essa etapa pode ter até uma hora apenas;
• RFx – Viabiliza a análise de gastos e melhora o gerenciamento de recursos internos e externos de forma inteligente, simples e sustentável. O RFx é capaz de reduzir entre 3 a 11% dos custos pós-negociação;
• CLM – A solução ajuda no gerenciamento de todas as etapas de um contrato. Com ela, o Grupo Consigaz será capaz de acompanhar todas as regras e pontos importantes dos contratos com seus fornecedores de forma totalmente automatizada.
Sobre o Mercado Eletrônico:
O Mercado Eletrônico é líder, na América Latina, em fornecimento de soluções tecnológicas e serviços para as áreas de Compras das empresas, ajudando na redução de custos e melhoria de performance. Com escritórios no Brasil, Portugal e Estados Unidos, a empresa já contabiliza mais de 1 milhão de fornecedores, 8 mil compradores e transaciona R$ 80 bilhões em negócios – fruto de negociações entre fornecedores e compradores. Para mais informações, acesse www.me.com.br.
Siga o ME nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/mercado.eletronico
LinkedIn: www.linkedin.com/company/mercado-eletronico
Informações para a imprensa:
RMA Comunicação
Adriana Leme | [email protected] | Tel.: (11) 2244-5934
Aline Vieira | [email protected] | Tel: (11) 2244- 5920
Vitoria Cardoso | vitó[email protected] | Tel: (11) 2244 – 5974
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo