book_icon

TOTVS investe em aplicativos para o setor de educação

Soluções simplificam a comunicação entre professores, pais e alunos e proporcionam mais segurança e agilidade na hora da saída da escola

Desde a popularização dos smartphones, os aplicativos se tornaram recursos que simplificam a vida de todos, pois servem para pagar contas, conversar com os amigos, pedir um táxi ou, até mesmo, assistir um filme. Pensando no ambiente acadêmico, os apps também podem ser utilizados para facilitar a comunicação, proporcionar mais segurança e simplificar processos. Ciente disso, a TOTVS apresenta duas novidades: o eduCONNECT e o TOTVS Saída Inteligente by Filho sem Fila.

Atualmente, para interagir com os pais e os alunos as intuições de ensino usam múltiplos canais, como e-mail, SMS, correspondência, mural, site e até a tradicional agenda que o estudante leva para casa, mas nem sempre é possível se certificar de que a mensagem foi entregue. Em muitos casos, essa comunicação é apenas unilateral e não há um envolvimento de todos no mesmo propósito que é colaborar com a formação dos estudantes.

Outra questão que impacta tanto a vida de quem busca os filhos na escola quanto das pessoas que moram próximas a essas instituições é a famosa fila dupla de carros formada na hora da saída, um verdadeiro transtorno para o trânsito local. Isso sem falar na questão segurança, quem está levando a criança embora é mesmo o responsável autorizado? Os lançamentos da fornecedora brasileira chegam ao mercado para sanar esses problemas e contribuir com um dia a dia mais simples na educação.

Comunicação efetiva
Desenvolvido para Android e iOS, o eduCONNECT foi criado para unificar tudo isso em apenas uma plataforma intuitiva e oferecer todas as informações sobre o estudante diretamente no celular. Pelo app, os alunos conseguem acompanhar as suas notas, horários, frequência, histórico e também uma timeline com comunicados e avisos de atividades culturais e acadêmicas. Já os pais, além das funcionalidades disponíveis para os filhos, recebem alertas automáticos sobre reuniões e a rotina escolar, e podem integrar tudo isso à agenda do seu dispositivo. Eles contam ainda com os serviços do departamento financeiro para avisar que a mensalidade está vencendo, imprimir o boleto ou até mesmo copiar a linha digitável para o aplicativo do banco. Outro ponto importante da solução é o chat para tirar dúvidas, um recurso que facilita ainda mais a comunicação.

Na gestão escolar, o eduCONNECT unifica todos os departamentos da secretaria aos professores, possibilitando gerar mais engajamento da comunidade acadêmica com os pais e alunos e trabalhar na retenção dos estudantes, já que a ferramenta permite acompanhar em tempo real questões pedagógicas e financeiras e, com isso, dar insumos para que os gestores se antecipem à essas dificuldades. A inovação chega também à sala de aula e permite que os docentes façam a chamada e lancem notas diretamente no smartphone.

Outro diferencial da tecnologia é o modelo de contração SaaS, ou seja, a solução fica hospedada na Nuvem da TOTVS e a escola paga apenas uma mensalidade para o uso. Também é possível customizar com a identidade visual da instituição e criar visões e acessos restritos a cada público, garantindo a segurança dos dados.

Segurança e agilidade
Já o TOTVS Saída Inteligente by Filho sem Fila é uma parceria da empresa com o aplicativo Filho sem Fila, uma ferramenta que gerencia o momento que os alunos deixam o colégio. Disponível para sistemas operacionais Android e iOS, foi pensado para que os pais ou responsáveis avisem que estão chegando para pegar a criança.

A dinâmica é muito simples: o pai avisa com um único toque no celular quando estiver saindo de casa. Ao se aproximar do colégio, o recurso de geolocalização envia automaticamente um alerta para que o monitor deixe o aluno pronto para o embarque no carro. Com essa facilidade elimina-se a busca por uma vaga na rua e o risco de receber uma multa porque parou em fila dupla.

Segundo dados do próprio aplicativo, que é utilizado por mais de 100 instituições, a ferramenta reduz em até 75% o tempo de espera, além de proporcionar economia de combustível, já que o carro fica menos tempo parado e ligado. Por questões de segurança, apenas pessoas com permissão podem retirar um aluno. Com o aplicativo, basta os pais autorizarem o estudante a ir embora com o avô, por exemplo.

“O conhecimento de mais de duas décadas da TOTVS no segmento educacional nos permite conhecer os principais gargalos desse segmento e, por isso, apostamos em soluções móveis para simplificar a comunicação de toda comunidade acadêmica e a vida da família, alunos e professores”, diz Marcelo Cosentino, vice-presidente de Professional Services da TOTVS.

Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Informações TOTVS para a imprensa:
RMA Comunicação
Viviane Andrade – [email protected] – (11) 2244-5917
Regina Sanches – [email protected] – (11) 2244-5997
Marina Zimmaro – [email protected] – (11) 2244-5935
Maíra Porto – [email protected] – (11) 2244-5958
Marina Escarminio – [email protected] – (11) 2244-5984
Olivia Nercessian – [email protected] – (11) 2244-5992

Sobre o Filho sem Fila
O aplicativo foi idealizado e desenvolvido em 2013, a partir da necessidade de um pai que identificou um método de perder menos tempo durante esta rotina diária, além, é claro, de manter os alunos e os pais mais seguros. O Filho sem Fila é o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes escolares durante a saída.

Atende mais de 100 escolas em todo o País, e está presente em 11 Estados e 30 cidades, nas quais promove economia de cerca de 30 horas/ano para cada pai que utiliza o sistema diariamente. Atualmente, são aproximadamente 30 mil alunos e 50 mil pais ou responsáveis usuários do sistema.

Alguns números:
Ganho de 30 horas/ano por pai – redução de 75% do tempo de espera
Cerca de 80 mil usuários entre alunos e responsáveis
1,1 milhão chamados de alunos
Mais de 200 mil horas economizadas

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.