book_icon

Impressoras a jato ainda são as ideais para PMEs pelo baixo custo e versatilidade

Impressoras a jato ainda são as ideais para PMEs pelo baixo custo e versatilidade

A infinidade de marcas e modelos disponíveis pode tornar desafiador o momento de adquirir uma impressora. Além do valor, é importante avaliar o perfil e demanda e posteriores gastos com suprimentos e manutenção. Relacionar a quantidade de impressão por mês, a velocidade e a qualidade pretendida formam o tripé para a escolha da máquina com melhor custo-benefício, segundo Rodrigo Oliveira, especialista do Acesso Shop (www.acessoshop.com.br) – e-commerce de suprimentos de informática.

As impressoras a laser e a jato são desenvolvidas com tecnologias e propostas diferentes. Enquanto a primeira é mais robusta, alimentada por toner e projetada para uso contínuo, atendendo um grande volume de impressões por mês e com qualidade superior, a segunda usa cartucho de tinta, é indicada para uso doméstico e, apesar de ser menos resistente, oferece mais recursos e versatilidade nos modelos de entrada.

Para empresas que demandam uma alta quantidade de impressões mensais, o mais indicado é utilizar impressora a laser; embora o custo de investimento e reposição dos suprimentos seja elevado, rende até 100 vezes mais que jato de tinta. “Ao considerar o custo por página, sua capacidade de impressão compensa, pois é um equipamento ágil e, por utilizar toner, traz muitos benefícios como pouca ou nenhuma necessidade de assistência técnica e validade indeterminada, uma vez que o pó dele não é perecível”, explica Rodrigo.

Mas, se o uso for ocasional, doméstico ou para resultados que não exigem qualidade excepcional, a impressora jato de tinta atenderá a necessidade. “O custo é mais acessível, as dimensões são menores, há variadas opções de design e outros recursos e facilidades”, pontua o especialista. Um ponto negativo é o risco de entupimento da cabeça de impressão, caso a impressora fique algum tempo parada.
Para ajudar na escolha, o Acesso Shop lista alguns dos modelos mais recomendados para cada perfil, com valores de equipamento e cartucho e média de páginas impressas.

Sobre o Acesso Shop
E-commerce de suprimentos de informática que oferece as melhores soluções para Toner, Kit de Manutenção, Cilindros, Fusores e toda gama de produtos para impressão. www.acessoshop.com.br.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.