O e-commerce B2B, ferramenta de relacionamento virtual entre empresas, é um caminho sem volta. Em 2020, segundo a consultoria norte-americana Frost & Sullivan, as vendas globais por e-commerce no mercado B2B devem alcançar US$ 6,7 trilhões, enquanto dos negócios virtuais focados no nicho B2C espera-se US$ 3,2 trilhões de faturamento. Em relação a negócios, nos Estados Unidos, o mercado de B2B já é duas vezes maior que o B2C.
O vendedor, agora, será cada vez mais pressionado para atuar como gerente de relacionamento, agindo de forma consultiva, agregando valor e conhecimento ao negócio. Isso está relacionado à ideia de “omnichannel”, que significa vender por diferentes canais que estejam em sintonia e conversem entre si, otimizando os resultados. Por exemplo, a distância e o horário comercial limitam o vendedor, e o e-commerce B2B supera essas limitações. A falta de um relacionamento no B2B pode ser suprida por ligações do vendedor após o orçamento e visitas esporádicas.
Tanto grandes indústrias, como Mercedes-Benz e Goodyear, quanto milhares de fabricantes, distribuidores e até representações comerciais já adotam o B2B. Na Meus Pedidos, clientes já recebem 40% dos seus pedidos pelo e-commerce B2B e estão aumentando sua carteira de clientes e capilaridade de mercado. Os resultados tendem a ser ainda melhores com recursos tecnológicos e inovadores. Uma das funcionalidades recém-lançada é a “Venda 360” que, no e-commerce B2B, garante uma experiência de compras personalizada aos clientes, maior efetividade das promoções, fomento dos lançamentos, aumento do valor do pedido e do mix de produtos comprados.
A busca por conhecimento e novas formas de aumentar, ao mesmo tempo, o faturamento e a pulverização da carteira de clientes, não apenas é um grande diferencial, mas é necessário em tempos de incerteza econômica. Por isso, as tendências do setor e novas formas de aumentar os resultados serão abordadas na segunda edição do Alcance, evento de vendas voltado para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais, que ocorre nos dias 5 e 6 de outubro, em Joinville (SC).
*Tiago Brandes é CEO e co-fundador da Meus Pedidos
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