book_icon

Colégio Porto Seguro monitora infraestrutura de TI com 2 mil sensores

Com a utilização da solução da Paessler, a instituição de ensino reduziu em mais de 50% o tempo gasto na administração das ocorrências
Colégio Porto Seguro monitora infraestrutura de TI com 2 mil sensores
Colegio-Visconde-de-Porto-Seguro

Com o intuito de melhor monitorar toda a infraestrutura de TI, redes, internet e WIFI, a equipe de TI do Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, escolheu o PRTG Network Monitor, da Paessler AG, especialista em monitoramento de redes, como ferramenta de uso constante para prevenção de incidentes.

Cerca de 2.300 sensores configurados monitoram switches, roteadores, consumo de banda larga e links, servidores, websites e syslog

O primeiro contato com o software veio por meio da versão gratuita que disponibiliza 100 sensores para monitoramento de rede, o que permitiu verificar na prática a sua funcionalidade, aliada à facilidade de implementação e configuração, escopo de recursos e o custo acessível para aquisição de licenças com mais sensores. Tais aspectos foram levados em consideração para tomada de decisão final pela equipe interna de TI.

“Bastou uma pesquisa online para termos acesso às informações necessárias sobre a solução da Paessler”, afirma Júlio César Benedito, gerente de infraestrutura de TI do Colégio Visconde de Porto Seguro. “Na prática, os Indicadores de Desempenho de Processos do PRTG (em inglês, KPI – Key Performance Indicator), mostraram-se eficientes para prevenção e redução de tempo utilizado na resolução de incidentes. Anteriormente, utilizávamos outro software e pela facilidade de implantação do PRTG a opção pela mudança veio naturalmente, uma vez que não há necessidade de contratar uma consultoria”, reforça o gerente.

O PRTG foi customizado para melhor atender aos objetivos da área de tecnologia da instituição de ensino. “Personalizamos os mapas de visualização, optamos por avisos sonoros, por e-mails e inserção de MiBs personificadas”, acrescenta Benedito. “Utilizamos ainda o PRTG em várias interfaces de usuário: Web-Interface, WIN-GUI, Mobile-Interface, iPhone App e Enterprise Console”.

A ferramenta PRTG foi instalada no equipamento Intel Xeon E5645 – 2.40GHZ, 8GB RAM e 400GB HD, rodando no sistema operacional Windows Server 2012 R2 Standard.  Assim que foi verificada a sua praticidade, aos poucos, foram sendo instalados cada vez mais sensores. “Hoje, já são cerca de 2.300 sensores que monitoram switches, roteadores, pontos de acesso, consumo de banda larga e links, servidores, websites, syslog, etc”, explica Benedito.

Para o monitoramento de servidor virtualizado, Windows Server com a plataforma Hyper-V, são utilizados os sensores do PRTG: Hyper-V® Server e o syslog que monitoram o serviço de replicação do Hyper-V.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.