book_icon

Programaê! vai capacitar 60 mil jovens e envolver mais de 1.100 educadores com o ensino da programação e da lógica computacional em sala de aula

 

Projeto incentiva educadores a aprenderem como incluir tecnologia e lógica computacional na grade curricular. No ano passado, pelo menos 300 mil jovens desenvolveram atividades nas plataformas apoiadas pelo programa

 

 

 

Com o propósito de auxiliar professores a prepararem crianças e jovens para um mundo cada vez mais tecnológico e concorrido, o Programaê! ampliou suas atividades em prol do ensino da programação e lógica computacional na sala de aula.

 

 

 

Lançado em 2014, ele é fruto da parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo, e trata-se de um movimento que reúne alunos, professores e pais no sentido de aproximar a programação de jovens de todo o Brasil.

 

 

 

No ano passado, pelo menos 300.000 jovens tiveram a oportunidade de, mensalmente, desenvolver atividades significativas nas plataformas apoiadas pelo programa e 110.00 jovens foram formados nos cursos oferecidos. A meta para esse ano é capacitar mais de 60.000 e ter cerca de 1.000 professores envolvidos na “Jornada do Educador”.

 

 

 

“A proposta do Programaê! não se foca apenas em professores de informática e programação. A lógica computacional estimula o desenvolvimento de várias inteligências, sendo assim, todas as atividades e conteúdos podem ser aplicados por professores de outras disciplinas, desde artes até geografia”, explica Mila Gonçalves, gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo.

 

 

 

“Usar a tecnologia e a lógica computacional levando noções de programação para a sala de aula pode parecer um bicho de sete cabeças, tanto para alunos como professores, mas não é. Desenvolvemos planos de aulas que facilitam a inclusão do tema no dia a dia em sala e ainda temos um processo que chamamos de “Jornada do Educador” para auxiliar e estimular professores e gestores com conteúdos e atividades adequadas às suas necessidades. Entendemos que o apoio dos professores é crucial no processo de apresentar o raciocínio computacional para crianças e jovens, ajudando-os assim a terem mais esse conhecimento a sua disposição.” afirma Lucas Rocha, coordenador de Projetos da Fundação Lemann.

 

 

 

Em programae.org.br o professor tem a possibilidade de ensinar seus alunos com o uso de trilhas divertidas, com personagens atuais e conhecidos da criançada, além de se cadastrar em nossa jornada para receber conteúdos exclusivos e também acessar planos de aulas que explicam como colocar a teoria em prática.

 

 

 

“O mais importante é que não é preciso saber programação para começar a usar. Nossa plataforma oferece conteúdo para níveis de conhecimento iniciante, avançado e até para quem já conhece bastante o assunto, mas precisa se atualizar e encontrar maneiras de aplicar a disciplina em sala de aula”, explica Mila Gonçalves, da Fundação Telefônica Vivo.

 

 

 

Sobre o Programaê!

 

Criado em 2014, o Programaê! é uma iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, que visa mostrar que todos podem construir e se expressar por meio da tecnologia. Seu site conta com um cardápio de recursos, baseado no interesse do usuário, que ensina a programar em diferentes níveis de complexidade. O acesso à plataforma é gratuito, em português e não exige nenhum conhecimento prévio em programação para começar. Para saber mais acesse: programae.org.br

 

Sobre a Fundação Lemann

 

Educação de qualidade para todas as crianças brasileiras e líderes focados no desenvolvimento social do Brasil. Esta é a missão da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas em educação, oferece formação para profissionais da educação e para lideranças de várias áreas.

 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

 

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.