book_icon

Construtivo e LPC Latina desenvolvem projeto de realidade virtual

Em parceria com a LPC Latina, companhia desenvolve projeto de apresentação comercial tridimensional da Moega Rodoviária de Rondonópolis da Rumo
Construtivo e LPC Latina desenvolvem projeto de realidade virtual

A LPC Latina, empresa de engenharia que atua nas áreas de projetos, instrumentação de obras civis e gerenciamento técnico, adotou o conceito “designed to suit” e, em parceria com o Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em engenharia, desenvolveu uma maquete digital que contempla uma experiência em 360º a partir da realidade virtual (VR, do inglês Virtual Reality) para a Moega Rodoviária de Rondonópolis da Rumo, localizada no terminal de Rondonópolis, no Estado do Mato Grosso.

“Com rapidez e segurança, a ferramenta permite a gestão de dados, como medições, inspeções, licenças e contratos, facilitando a criação de um fluxo de trabalho, que é necessário para o monitoramento de todas as fases de uma obra”, Marcus Granadeiro

De acordo com a LPC, com a maquete virtual os ganhos são reais. Isso porque a realidade virtual traz a chance de apresentar um projeto para diferentes públicos e não somente engenheiros e técnicos, agregando valor à proposta. “Em comparação com a maquete física ou o projeto impresso, a mobilidade permitida pela realidade virtual se tornou um diferencial para nosso comercial, ou seja, podemos transportar os projetos para onde quisermos e entregarmos para o cliente experienciar de onde estiver”, explica Renato Gama, diretor executivo da LPC Latina.

A proposta da LPC Latina é investir em projetos desenvolvidos em BIM (Building Information Modeling), iniciativa que já tem sido usada e também será apoiada pelo Construtivo. Trata-se de projetos desenvolvidos no modelo 3D, mais explicativos, fáceis de assimilar, realistas e que procuram sincronizar todas as partes do planejamento de uma construção, reunindo dados produzidos pelos profissionais envolvidos em diferentes processos.

A técnica disponibiliza as informações detalhadas do projeto e possibilita o desenvolvimento de soluções mais assertivas e integradas, o que se torna muito mais atrativo para o cliente. “Com a ferramenta BIM, é possível detectar interferências, tornando o processo de revisão de documentos mais simplificado e confiável”, acrescenta Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.

A LPC Latina já colocou em prática o novo conceito de BIM aliada à entrega em realidade virtual no projeto da Moega da Rumo, em Rondonópolis, e na Moega da Vale, no TIPLAM. “Temos como uma de nossas prioridades sermos inovadores. Já lideramos o mercado de instrumentação no que está relacionado à tecnologia. Agora, em projetos, queremos estar à frente para sermos ainda mais competitivos, garantindo um diferencial para transformar a forma de oferecer serviço”, aponta Gama.

Além dos projetos em realidade virtual e nas iniciativas de BIM, o Construtivo também apoia a LCP Latina numa missão crítica da engenharia e construção, que é a gestão de documentos. Tendo diferentes emissores e canais de recepção, como as áreas de projetos, obras, recursos humanos e parceiros, entre outros, a gestão de documentos exige uma sistemática de workflow, que é oferecida na nuvem por meio do sistema Colaborativo disponibilizado na modalidade SaaS (Software as a Service).

Dentre as mais de 20 obras gerenciadas pela LPC Latina em parceria com o software de gestão de documentos do Construtivo, destacam-se a segunda fase do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão) e as hidrovias Vila do Conde, nas áreas de fertilizantes e do Armazém. Nestes projetos, o sistema possibilita a estruturação e distribuição da informação, além de mais produtividade na coordenação de contratos e redução de custos e riscos.

“Com rapidez e segurança, a ferramenta permite a gestão de dados, como medições, inspeções, licenças e contratos, facilitando a criação de um fluxo de trabalho, que é necessário para o monitoramento de todas as fases de uma obra”, finaliza Granadeiro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.