book_icon

Filme ‘Dunkirk’ teve participação da Intel para criar experiência de realidade virtual

Fabricante trabalhou em parceria com Warner Bros e Practical Magic para promover experiência que promete fazer com que o público sinta-se parte do resgate conhecido por Milagre de Dunquerque
Filme ‘Dunkirk’ teve participação da Intel para criar experiência de realidade virtual

A Intel colaborou com a Warner Bros e a Practical Magic para criar uma nova experiência de realidade virtual (VRE, na sigla em inglês) para promover o próximo filme Dunkirk, escrito e dirigido por Christopher Nolan. A experiência promete fazer com que o público sinta-se parte do resgate conhecido por Milagre de Dunquerque.

Com conteúdo personalizado disponível apenas nos vídeos 360 graus em alta resolução nesta VRE, os espectadores assistem a um relato cinematográfico épico da batalha de Dunkirk da Segunda Guerra Mundial

Baseado na história real da Operação Dínamo, que ficou conhecida como Milagre de Dunquerque, o longa acompanha a evacuação militar britânica ocorrida na França, em 1940. A operação resgatou mais de 300 mil soldados que estavam sob o controle dos alemães.

A VRE Dunkirk coloca o espectador em cada uma das três perspectivas do filme: terra, água e ar.  Com conteúdo personalizado disponível apenas nos vídeos 360 graus em alta resolução nesta VRE, os espectadores assistem a um relato cinematográfico épico da batalha de Dunkirk da Segunda Guerra Mundial, antes do lançamento oficial do filme em 21 de julho.

No processo típico de pós-produção deste tipo de experiências imersivas, os fluxos de trabalho seriam otimizados para mídia HD e 4K padrão. Mas, com o intenso escopo da VRE Dunkirk, as equipes de produção trabalharam com uma resolução praticamente 40 vezes superior. As demandas computacionais deste processo exigiram que cada workstation, servidor blade, placa de rede, placa de vídeo, pacote de software e matriz de armazenamento funcionassem com máxima eficiência. Se os sistemas respondem com lentidão ou funcionam mal, os artistas ficam frustrados, os custos aumentam e um valioso tempo é perdido.

Como resultado, a Practical Magic escolheu hardware e software com a tecnologia Intel para produzir a VRE. A produtora de conteúdos VR alcançou este marco ao aproveitar os servidores blade Dell* M1000E equipados com os processadores Intel® Xeon® para uma produção em tempo real e de baixa latência da mídia em alta resolução. Os núcleos Intel Xeon desses servidores blade realizaram uma versão paralelizada, enquanto uma renderização separada nas CPUs Intel® Core™ i7 6700K foi utilizada para a renderização de thread/núcleo único.

A Practical Magic criou um trabalho digno de Hollywood nas workstations Dell Precision*, também com os processadores Intel Xeon. Trabalhando com conteúdo de alta fidelidade durante todo o processo, os técnicos de efeitos visuais confiaram na solução de rede Intel® 10GbE para aumentar a velocidade da SAN, fornecendo 10GbE para cada workstation.

As tecnologias baseadas na arquitetura Intel® em comunicação com as workstations Dell Precision melhoraram ainda mais a composição e os fluxos de trabalho ao fornecerem acesso em tempo real à mídia de alta resolução durante todo o processo de pós-produção. Experiências de conteúdo Premium também requerem segurança no nível do hardware da nuvem para o cliente. As capacidades de segurança da Intel protegem o conteúdo Premium em dispositivos digitais, redes e servidores sem impedir a experiência do usuário.

Ampliando as barreiras da tecnologia de realidade virtual, as demandas de produção por trás da VRE Dunkirk exigiram os melhores equipamentos, softwares e técnicas do segmento para satisfazerem os requisitos criativos de um dos mais talentosos cineastas de Hollywood. Dos principais estúdios de Hollywood por trás de Dunkirk e Spider-Man, onde se encontram criadores de conteúdo mundialmente famosos como A.R. Rahman e promessas como Eliza McNitt, a Intel continua a permitir que inovadores criativos levem novas experiências imersivas para plateias de todo o mundo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.