book_icon

Apdata define internacionalização e SMB para crescer 35% em 2017

Empresa investiu R$ 200 mil para criar divisão SMB e quer expandir a oferta na América Latina
Apdata define internacionalização e SMB para crescer 35% em 2017

A Apdata, especializada em sistemas e serviços de terceirização e consultoria em RH, tem planos desafiadores para 2017. Há 33 anos no mercado, a empresa definiu a meta de crescimento de receita em 35% para este ano, estratégia que deve ser sustentada pela internacionalização da operação e pela atuação no mercado SMB. Em 2016, a Apdata faturou R$ 57 milhões e observou um incremento de receita de 20%.

Empresa quer chegar a 30 parceiros na América Latina até o final deste ano

Segundo Manoel Rocha, sócio e CTO da Apdata, a estratégia é  aumentar a presença, via parceiros, na América Latina. A princípio, a empresa definiu Argentina, Chile e Uruguai. O objetivo é que em três anos os clientes internacionais representem 30% da carteira, em relação ao Brasil, e um faturamento em torno de 35% a 40% vindo do exterior. Além dos EUA e Brasil, a Apdata já atua no Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Angola e México.

A atuação na América Latina, feita somente via parceiros, demandará novos canais e a empresa quer saltar de oito (entre eles, a Grant Thornton, Everis, CloudPlay e Serhors) para 30. No Brasil são 10. De acordo com Rocha, a Apdata busca revendas locais que possuam conhecimento na legislação do país vigente, que rode BPO e já tenha experiência com folha de pagamento. Para suportar a estratégia, a empresa criou há 1 ano a área de parceria, que tem um time interno da Apdata para suportar o seu canal de distribuição.

“Nossos parceiros possuem um vasto conhecimento em serviços, que servem como um braço local para apoiar em todos os temas de leis trabalhistas e tributárias. Essas alianças têm como principal objetivo o compartilhamento do conhecimento e atendimento local do parceiro, com a solução de tecnologia global da Apdata para a gestão de recursos humanos e folha de pagamento”, explica o executivo.

Oferta para o SMB

Com grandes clientes na carteira – que processam folhas de até 40 mil funcionários, a Apdata quer aumentar a sua presença em empresas de médio porte, de 100 a 200 pessoas na folha de pagamento. Segundo Rocha, outra frente da estratégia de 2017 é atender o mercado SMB. Para isso, a empresa reservou R$ 200 mil para mexer em produto e contratar pessoas. A divisão SMB da Apdata já possui alguns clientes da área contábil e tem a meta de representar em um ano 5% do faturamento total da Apdata e, a partir do segundo ano, 15%. “Há muito potencial nesse mercado”, diz Rocha, que não descarta uma aquisição de empresa para consolidação no setor.

De acordo com o executivo, nos últimos 35 anos, o Brasil tem sido um país ideal para o desenvolvimento de novas soluções na área de Recursos Humanos graças às constantes modificações legais, de valores nas moedas pela alta inflação e ainda pelas características das empresas que flexibilizaram suas políticas internas no trato de seus empregados.

Neste cenário, a companhia enxergou a oportunidade de atender uma demanda, ainda em crescimento no mundo inteiro, por uma ferramenta altamente flexível, capaz de atender regras e políticas de qualquer outro país na área de legislação e RH.

O Sistema GA – Global Antares tem versão em vários idiomas e é adaptado a legislação de vários países, além de possuir a tecnologia “Three Tiers”, que permite centralizar o sistema em um único local físico e ser utilizado de qualquer parte do mundo, com performance e facilidade de acesso. Hoje atende um total de 30 clientes e cerca de 5 mil colaboradores, processados mensalmente desde 2009. A expectativa da empresa para os próximos três anos é conquistar clientes em mais 10 países.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.