Pesquisa recente da CompTIA aponta que 90% das companhias utilizam algum serviço em nuvem atualmente. Entre empresas consideradas pequenas, com menos de 100 funcionários, a maioria pretende migrar no prazo de dois a cinco anos.
Para Leonard Wadewitz, diretor da CompTIA para América Latina e Caribe, as vantagens são maiores do que os desafios. “O acesso à infraestrutura é rápido, os processos internos são agilizados, há maior eficiência na realização de tarefas, e os custos são reduzidos”, afirma o executivo.
No entanto, à medida que as organizações progridem na amplitude e profundidade da adoção de nuvem, a dificuldade de encontrar mão de obra especializada se torna mais latente. “Os profissionais capazes de instalar e manter as tecnologias em cloud ficarão nos holofotes da transformação digital pela qual muitas empresas irão passar”, pontua.
Esse avanço da computação em nuvem aumentará a diversidade de conhecimentos e habilidades exigidas dos administradores e engenheiros de sistemas. Para validar o que é necessário para executar efetivamente o trabalho, certificações como a CompTIA Cloud+ atestam as habilidades dos profissionais e fornecem conhecimentos em segurança, virtualização, migração e gestão de sistemas.
O diretor garante que, apesar desse tipo de suporte ser direcionado aos usuários finais, as certificações geram o conhecimento necessário para todo o ecossistema empresarial, e levam as funções de administração de rede, sistema e armazenamento a um novo patamar.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo