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Empresas devem investir em Inteligência Artificial para manter relevância

Relatório Avanade Technology Vision 2017 identificou cinco medidas que as empresas podem tomar para sobreviver e crescer nessa nova era de IA
Empresas devem investir em Inteligência Artificial para manter relevância
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Organizações têm uma pequena janela para fazer testes e se familiarizarem com as estratégias e tecnologias, e assim se prepararem para um mundo em que a Inteligência Artificial será prioridade. Segundo o relatório Avanade Technology Vision 2017, produzido pela Avanade, provedora líder de soluções digitais e cloud, a era em que IA será prioridade trará poderosas oportunidades e novas capacidades para as organizações, de forma similar ao que aconteceu na revolução dos computadores pessoais da década de 90. A transformação, no entanto, deve começar agora.

Ao analisar as tendências para os próximos três anos, os pesquisadores concluíram que estamos no limiar de uma nova década de disrupção digital, impulsionada por inteligência artificial e automação

O documento destaca que essa nova era já está criando novas formas para as organizações interagirem, servirem e empoderarem seus clientes e funcionários. Por exemplo: ao utilizar IA em automação inteligente, Robotic Process Automation (RPA) e automação física, empresas permitirão que seus times conquistem mais e mais rápido, com iniciativas inteligentes e resultados aprimorados.

Além disso, conforme cloud, big data e mobile continuem em seus processos de convergência, o relatório prevê que as interfaces baseadas em IA levarão a interações mais profundas e significativas, uma “centralização situacional”, feita sob medida não apenas para cada funcionário ou cliente, mas também única para a situação em que se encontram.

Outro tema central é a necessidade das organizações agirem de forma responsável e adotarem uma ética digital, uma vez que cada ação digital pode ter consequências não intencionais. Fica claro que IA está alterando a forma como vivemos, trabalhamos e entendemos o mundo, e essa “digitalização de tudo” requer um novo parâmetro para responsabilidade corporativa.

“Não apenas IA está recriando a experiência digital dos consumidores, mas está prestes a se tornar o conjunto de tecnologias mais importante que você pode dar à sua força de trabalho”, afirmou Chris Miller, Chief Technology Innovation Officer na Avanade. “Conforme atividades mais simples e repetitivas são automatizadas, veremos um acréscimo no tempo disponível para pessoas e em suas capacidades cognitivas, para se concentrarem em coisas de importância para elas mesmas e para as organizações para as quais trabalham.”

O Avanade Technology Vision 2017 identificou cinco medidas que as empresas podem tomar para sobreviver e crescer nessa nova era de IA:

  1. Incorpore IA como uma nova camada para a experiência do usuário: Clientes não estarão apenas em aplicativos ou na internet. Eles esperarão assistentes equipados com IA e interfaces invisíveis, assim como experiências diferenciadas como voz, realidade mista e tátil.
  2. Aprimore suas equipes: os ganhos obtidos por inovar a produtividade no local de trabalho alcançaram um platô, mas IA ajudará as organizações a alcançar novos níveis de eficiência e eficácia. Uma força de trabalho aprimorada por meio de IA também ajudará as empresas a reter uma nova geração de funcionários.
  3. Se conecte à economia das plataformas: Organizações devem estar preparadas para criar e se unir às plataformas baseadas em IA em suas respectivas indústrias e outras, para que possam alcançar os consumidores em qualquer lugar.
  4. Adote uma abordagem DesignOps em todos os lugares: Combinar design thinking e princípios da engenharia moderna será uma necessidade para a transformação digital de uma empresa para uma entidade centrada no usuário. Organizações devem começar imediatamente a construir uma cultura, mindset e modelo de negócios preparados para a revolução DesignOps – na qual todos estão focados no usuário.
  5. Aja com responsabilidade e tenha um plano para consequências secundárias: A ascensão da IA está alterando fundamentalmente tudo sobre como vivemos, trabalhamos e compreendemos nosso mundo. Organizações devem desenvolver um framework de ética digital que aborde questões como segurança de dados, confiança e privacidade, e que dê orientações sobre como os dados devem ser obtidos e utilizados.

Miller comentou: “Inteligência artificial se tornou uma realidade. Organizações que se movimentarem para se aproveitar dela alcançarão novos níveis de produtividade, assim como níveis altos de engajamento e satisfação de equipes.”

“No Brasil, em um momento onde as empresas buscam inovar sem aumentar seus orçamentos, a adoção de técnicas de Inteligência artificial e a automação estão acelerados, pois permitem reduzir investimentos em atividades repetitivas e assim liberam investimentos para inovações que realmente trazem valor. É uma nova revolução industrial, inclusive na área de serviços” comenta Marcelo Serigo, Digital Advisory and Innovation Lead da Avanade.

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