Com objetivo de combater notícias falsas nas eleições brasileiras, a STILINGUE, líder nacional de monitoramento de conteúdo na Internet com Inteligência Artificial, a “Aos Fatos”, agência de checagem de notícias, com a mentoria de Gilberto Dimenstein criam o Projeto ReVer (Rede da Verdade), uma aliança inédita – no Brasil e no mundo. É a primeira plataforma dedicada à checagem de dados no Brasil, treinada exclusivamente para o português e cultura brasileira.
O projeto é multidisciplinar, unindo brasileiros na vanguarda do jornalismo de dados, checagem de fatos, Inteligência Artificial, organizações da sociedade civil e desenvolvimento acadêmico. A partidária, sem predileções políticas, concentra-se na verdade dos fatos e dados, com a mentoria experiente de ícones da comunicação guiando a força de realização de jovens empreendedores.
“Observamos nos últimos anos severos danos às eleições estrangeiras pela disseminação de notícias falsas. Nos EUA, Alemanha e outros países, o uso malicioso das redes sociais, Imprensa e tecnologia influenciou negativamente a população, atrapalhou a formação de opinião e a decisão de votos. Nas Eleições no Brasil em 2018, podemos aprender com a história e evitar que nosso País seja contaminado da mesma maneira”, diz Rodrigo Helcer, CEO da STILINGUE.
Uma dupla “homem e máquina”, pioneira no Brasil para o monitoramento de detecção, prevenção e prevenção de notícias falsas. Segundo Helcer, só em portais e blogs temos mais de 100 mil notícias criadas por hora no Brasil. Em redes sociais, são milhões de publicações por hora. “Nossa missão é fortalecer o time da Aos Fatos com o que há de mais moderno em Inteligência Artificial e monitoramento de notícias digitais no BR. Queremos contribuir com a coleta robusta de publicações, detecção de padrões suspeitos, alerta de notícias virais, mapeamento do caminho das notícias e desdobramentos sobre um mesmo fato”, afirma o executivo.
O projeto conta, também, com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Ordem dos Advogados (OAB), Catraca Livre, Microsoft e Open Knowledge Brasil. Juntos, estão elaborando uma série de iniciativas anunciadas nos próximos meses.
Essa iniciativa, que surgiu para estimular o protagonismo dos brasileiros, com foco neste ano eleitoral. “Nossa expectativa é que a Rede da Verdade se estenda. Aberta a apoiadores, veículos e instituições interessados em construir um case mundial de combate a notícias falsas nas Eleições”, afirma Tai Nalon, jornalista e fundadora da Aos Fatos.
Sobre a STILINGUE
Fundada em 2014, a STILINGUE é líder nacional de monitoramento de conteúdo na Internet com Inteligência Artificial. Com uma plataforma online fortalecida por Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Visão Computacional, a empresa interpreta texto com uso da Inteligência Artificial, na língua portuguesa, por meio de reconhecimento de padrões e algoritmos, analisando uma média de 50 milhões de conteúdo diário. A STILINGUE disponibiliza Inteligência de Negócios para fortalecer e auxiliar as corporações, agências, ONGs e figuras públicas por meio do monitoramento e pulso das redes sociais e imprensa digital, insights para investimentos em mídia e Serviços de Atendimento a Clientes via Canais de Redes Sociais (SAC 2.0), a fim de dialogar com clientes e unificar conhecimento em diversas áreas de negócio. Dentre suas soluções destacam-se, War Room, Radar STILINGUE e Central de Influenciadores. No Brasil, a empresa possui uma equipe formada por mais de 70 colaboradores, entre pesquisadores, desenvolvedores, cientistas de dado e linguistas, e um leque de mais de 200 clientes dos mais diversos segmentos e portes.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo