book_icon

Wiki Telecom expande infraestrutura de rede em 500 km

Com a expansão, a empresa que atua no mercado de internet na região Nordeste, faz projeção de aumentar o faturamento em 30%

Wiki Telecom expande infraestrutura de rede em 500 km

A Wiki Telecom, empresa maranhense com 10 anos de atuação no mercado de internet na região Nordeste, expandiu sua base de clientes, melhorou seus SLAs em médias de 80% a 95% e projeta expandir seu faturamento em 30%. As expansões são resultado de uma recente ampliação de sua infraestrutura de rede Dense Wavelength Division Multiplexing – DWDM, que garante taxas de transmissão múltiplas de 100 Gb/s, em um projeto que cobriu aproximadamente 500 km e foi realizado com equipamentos Parks.

O trabalho envolveu a instalação de transponders, amplificadores ópticos e multiplexadores ligados ao longo de 6 POPs. Com a expansão da rede, o novo trecho garante transmissões múltiplas de 100 Gbps, partindo de Santa Inês, região central do Maranhão, até Imperatriz, cidade no sul do Estado. Além disso, a solução conta com um software completo que garante uma gestão abrangente de todos os elementos ativos da rede.

Além da velocidade planejada no escopo do projeto, uma importante preocupação foi com a solidez da rede, ganhando alta disponibilidade

O CEO da Wiki Telecom, Paulo Bayma, afirma que a empresa supriu a demanda reprimida de clientes corporativos do sul do Maranhão, além de aumentar a redundância para sua rede na região, com uma rota adicional. “A ampliação foi realizada em menos de um mês e, com a nova estrutura, esperamos um aumento de 30% em nossa receita”, informa. “Com a nova rota, poderemos conectar nosso backbone e clientes, de Imperatriz a Fortaleza”, complementa Michel Neves, gerente de Tecnologia da Wiki”.

O acompanhamento da equipe de especialistas da Parks ao longo de todo o projeto é um diferencial. “Contamos com o melhor suporte que poderíamos ter”, afirma Bayma, complementando que a empresa passou por grandes expansões, recentemente, realizando também projetos com outros fornecedores que totalizaram mais de três mil novos quilômetros de redes ópticas iluminadas no Maranhão, Piauí e Ceará, além do Pará, na região Norte.

“Dentre os fornecedores com que trabalhamos, a Parks se destacou muito positivamente”, ressalta o CEO. “Os equipamentos da Parks têm um alto desempenho e baixo consumo de energia, o que gera economia e autonomia à Wiki”, informa Carlos Oliveira, coordenador de Transmissão DWDM.

Para Luís Flores, executivo Comercial da Parks, o investimento da Wiki coloca a rede da empresa em um patamar superior no mercado nordestino. “Além da velocidade planejada no escopo do projeto, uma importante preocupação foi com a solidez da rede, ganhando alta disponibilidade. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e também com a confiança que nos foi depositada por este importante player do mercado nacional de Internet”, finaliza Flores.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.