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WhatsApp anuncia cobrança de usuários comerciais

A informação foi publica em seu blog e atinge 175 milhões de usuários em todo o mundo

O WhatsApp anunciou que está fazendo grandes mudanças em sua plataforma para empresas, o WhatsApp for Business, entre elas o início de cobrança, ainda sem detalhes. A iniciativa vai atingir 50 milhões de clientes empresariais no mundo e 175 milhões de usuários que atualmente enviam e recebem mensagens pela plataforma. A informação foi divulgada no blog da empresa, que pertence ao Facebook.

“Para que o WhatsApp continue a crescer como empresa, passaremos a cobrar por alguns dos serviços que oferecemos a nossos clientes comerciais. No entanto, continuaremos a oferecer e a ampliar nossos serviços gratuitos de mensagens e ligações de voz e de vídeo, que são protegidos com a criptografia de ponta a ponta, para mais de 2 bilhões de pessoas”, diz a nota. “Acreditamos que todas as mudanças no WhatsApp atendem às necessidades reais de pessoas e empresas em todo o mundo. Estamos animados com todos esses projetos e lançaremos esses serviços ao longo dos próximos meses”, informa.

Também forneceremos uma nova opção para que as empresas possam gerenciar as mensagens no WhatsApp por meio de serviços de hospedagem, que serão oferecidos pelo Facebook  

O WhatsApp for Busines foi lançado há cerca de dois anos com o objetivo de facilitar a troca de mensagens entre clientes e empresas. “Vamos expandir as maneiras como as pessoas podem conferir os produtos disponíveis e finalizar compras diretamente nas conversas. Também queremos facilitar a integração desses recursos às soluções de venda e de atendimento ao cliente que as empresas já utilizam. Essa ação ajudará as pequenas empresas que foram mais afetadas neste momento (de pandemia)”, diz a empresa no blog.

Há alguns meses, o WhatsApp já havia anunciado algumas novidades da plataforma para empresas, entre elas o uso de QR Code como porta de entrada para o primeiro contato. Normalmente, para contatar a empresa, as pessoas precisam adicionar manualmente o número de telefone de cada uma delas às suas listas de contatos. Agora, basta escanear o código QR que está na vitrine da loja, na embalagem ou em um recibo para iniciar uma conversa com essa empresa no aplicativo.

A Ki Mindful Wearing, uma marca brasileira de roupas esportivas sustentáveis, ajudou a testar o recurso e adicionou seu código QR exclusivo às embalagens e etiquetas de seus produtos para convidar seus clientes a usarem o WhatsApp e obter ajuda ou mais informações sobre seus produtos.

Catálogos
Ao escanear um código QR, o usuário verá uma mensagem predefinida pela empresa para que ele possa iniciar a conversa no aplicativo. Com as ferramentas de mensagem do WhatsApp Business, as empresas podem enviar informações rapidamente, compartilhar seu catálogo e tornar a conversa mais dinâmica.

Com o catálogo, as empresas podem exibir e compartilhar os produtos e os serviços que oferecem, o que pode ajudá-las a fechar vendas. Para que as pessoas possam descobrir produtos e serviços com mais facilidade, as empresas podem compartilhar os links do catálogo e de itens individuais em sites, no Facebook, no Instagram e em outras plataformas. Além disso, os clientes também podem compartilhar os links do catálogo ou de itens com amigos e familiares por meio do WhatsApp ou por outras plataformas.

O WhatsApp também planeja lançar um serviço de hospedagem no Facebook, segundo a empresa informou em seu blog. “Empresas têm necessidades tecnológicas diversas e buscam opções variadas ao contratarem outra empresa para hospedar e gerenciar seus serviços de atendimento ao cliente, especialmente com o aumento do trabalho remoto. Por essa razão, durante os próximos meses, planejamos expandir nossas parcerias com fornecedores de soluções com os quais já trabalhamos nos últimos dois anos. Também forneceremos uma nova opção para que as empresas possam gerenciar as mensagens no WhatsApp por meio de serviços de hospedagem, que serão oferecidos pelo Facebook. Com essas opções, pequenas e médias empresas poderão iniciar seus negócios, vender produtos, gerenciar estoques e responder rapidamente às mensagens recebidas onde quer que seus funcionários estejam”, diz a nota.

Serviço
blog.whatsapp.com

 

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