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VMware se movimenta para oferecer serviços simples e flexíveis

Para melhor atender ao mercado, a companhia reestrutura o VMware Partner Connect e prepara seu canal para efetivar vendas

Com o objetivo de atender às necessidades dos clientes, a VMware está trabalhando para que suas ofertas e tecnologias sejam mais acessíveis. Nesse sentido, está promovendo ajustes no programa de canais que visam a capacitar os parceiros e simplificar a venda e investimentos, gerando valor durante toda a jornada do cliente.

Kleber Oliveira, diretor de Alianças e Parcerias da VMware Brasil, responde às perguntas para detalhar e esclarecer os pontos desta iniciativa. Acompanhe.

Qual o principal objetivo da VMware?
A companhia quer transformar o cenário de seu programa de parceiros, recriar a forma como faz negócios com e para seus canais. Desta forma, oferece simplicidade, escolha e inovação. O novo programa global da empresa, o VMware Partner Connect, fornecerá uma experiência aprimorada, reconhecendo e recompensando os canais com base no valor que eles levam aos clientes, apresentando um caminho mais claro para a rentabilidade.

O que quer dizer com ‘recriando a forma como a empresa faz negócios’?
Novos modelos de licenciamento, a exemplo de SaaS, como serviços em Cloud, licenciamento perpétuo e outros, de acordo com os modelos de negócios e serviços entregues aos clientes dando-lhes a flexibilidade de como eles querem contratar as nossas soluções.

O que muda na estrutura do programa?
Estamos unificando os programas de canais no modelo de revenda e no de serviços – VMware Cloud Provider Program – VCPP, para que os nossos parceiros tenham a possibilidade de entregar, sem distinção, o modelo de licenciamento mais adequado às necessidades dos clientes. Outra mudança substancial são os níveis de parceria que demandam mais e mais especializações, competências e certificações avançadas, dando benefícios adicionais no programa de canais.

O que destaca como as principais novidades?
O VMware Partner Connect será uma experiência de programa consistente. Será um único contrato de parceria, mais dinâmico e segregando as especializações em nosso ecossistema, valorizando também as certificações de serviços denominadas Master Services Competences – MSC, e promovendo o lançamento de competências e programa de certificações mais específicas às necessidades e soluções de mercado.

Nesse sentido, o que muda para os parceiros? Vantagens e benefícios.
Verbas de marketing, incentivos para canais que implementam as soluções mais complexas, investimento em educação e certificações, programas de engajamento com times de vendas, descontos em registros de oportunidade assim como rebates de vendas baseadas em competências e certificações são alguns dos benefícios que podemos compartilhar.

Que influência a computação em nuvem e o modelo de venda como serviço têm no canal da VMware?
Muita influência. A computação em nuvem traz novos modelos de contratação de TI como serviço e viabiliza projetos de IaaS, PaaS e XaaS. Com a nossa abordagem de gestão multicloud, de entrega de uma infraestrutura consistente, mas sobretudo, operação e gestão consistente em um ambiente heterogêneo, não podemos deixar de entregar aos nossos parceiros opções de contratação e entrega de licenciamento que atenda aos diversos modelos demandados pelos clientes.

O programa já está em vigor? Há necessidade de treinamento e capacitação?
O VMware Partner Connect será lançado oficialmente no primeiro trimestre do nosso próximo ano fiscal, em fevereiro de 2020. Iremos informar aos nossos parceiros alguns detalhes do programa no Partner Summit, que será realizado em junho; começaremos uma contagem regressiva com mais detalhes do programa no VMworld, evento mundial a ser realizado em agosto de 2019, nos Estados Unidos – São Francisco. Nossos parceiros estão obtendo as informações necessárias para tirarem as certificações mais avançadas vinculadas ao programa de serviços, o Master Services Competence, que lhes darão mais benefícios futuramente.

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