book_icon

Vivo lança solução IoT que auxilia empresas na redução do consumo de energia

Voltada ao SMB, solução IoT possibilita uma previsibilidade maior na fatura e um gerenciamento mais eficiente sobre os principais pontos de consumo de energia
Vivo lança solução IoT que auxilia empresas na redução do consumo de energia

A Vivo Empresas, área voltada ao segmento B2B da Telefônica Brasil, em parceria com a Schneider Electric e Viridi Technologies, anuncia uma solução de Internet das Coisas. O Vivo Eficiência Energética tem como objetivo oferecer às empresas melhoria operacional, assim como automação e controle sobre os principais pontos de consumo de energia, o que garante previsibilidade da fatura e melhor gestão dos gastos. Além disso, dá maior autonomia no monitoramento e gerenciamento dos equipamentos em tempo real e, remotamente, de qualquer lugar do mundo.

A Vivo tem a tecnologia de IoT no centro de sua transformação digital, especialmente para o segmento corporativo

A companhia fez um piloto do novo serviço no Hotel Meliá – na unidade Jardim Europa, capital paulista –, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017. Em cinco meses, o Hotel apresentou uma economia de 12% nas suas contas de energia. A redução no consumo pode variar dependendo do uso, tamanho e das características do imóvel.

O Vivo Eficiência Energética entrará no mercado em duas versões. O pacote inicial, dentre outros benefícios, atuará na medição em tempo real do consumo de energia e na setorização de consumos: climatização e iluminação. O pacote avançado, além dos serviços do pacote inicial, atuará diretamente na automação sobre os principais pontos de consumo por meio da utilização de sensores e equipamentos nos ambientes, que auxiliarão nas tomadas de decisão após identificação de alto consumo de energia ou pelo uso inadequado. A princípio, o serviço estará disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.

A Vivo tem a tecnologia de IoT no centro de sua transformação digital, especialmente para o segmento corporativo. A estratégia de negócio em IoT da companhia, no Brasil, está focada no incremento da conectividade para oferta de soluções fim-a-fim que incluem dispositivos cada vez mais modernos, novas plataformas e inteligência a serviço das pessoas por meio do uso de Big Data.

As empresas, independentemente do seu tamanho, buscam cada vez mais mecanismos e soluções para reduzir o consumo de energia que vem aumentando ano após ano. Para se ter uma ideia, o consumo de eletricidade quase triplicou, nos últimos 20 anos, de acordo com dados do Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro, do Ministério de Minas e Energia.

A nova solução da Vivo está baseada em alguns pilares que têm direcionado os esforços das empresas interessadas no uso eficiente da energia. O primeiro deles é o consumo. Com o aumento das tarifas, tem crescido a procura de soluções para redução do gasto energético. Outro ponto são os incentivos oferecidos pelo governo a quem adota medidas de eficiência energética. Além disso, a questão influi na imagem das corporações, cada vez mais preocupadas na sustentabilidade de seus negócios, uma exigência de investidores e consumidores.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.