Tecnologia

VidMob mira evolução da criatividade com novo tipo de dados

Empresa de tecnologia americana chega ao Brasil com plataforma proprietária de Inteligência Criativa

A VidMob, plataforma de tecnologia criativa pioneira que fornece criação de vídeos, análise de dados e otimização criativa de ponta-a-ponta, acaba de lançar suas operações na América Latina, sediadas em São Paulo.

Ao trabalhar com um novo tipo de dados, a empresa tornou-se a primeira no mundo a fazer com que as marcas possam mensurar e otimizar a criatividade.

“O uso de dados serve para ajudar criadores a entender, em detalhes, a performance de suas criações – não para delimitar de forma autoritária o que pode ou não ser feito”  

A notícia é boa para os departamentos de marketing, que vêm lidando com um cenário de compra de espaços publicitários online cada vez mais competitivo. A consultoria eMarketer aponta que 50% dos orçamentos de marketing no mundo já são dedicados ao marketing digital e, em 2023, esse número deve atingir 60%.

Além disso, um estudo da Dynamic Logic identificou que cerca de 70% do sucesso dos anúncios é devido à qualidade criativa das peças, e os 30% restantes se dividem entre o nível de personalização, o tamanho do anúncio e o posicionamento nas páginas.

Isso significa que o design, o texto e outras qualidades sensoriais das peças publicitárias são os grandes responsáveis por capturar a atenção do público e gerar reconhecimento positivo para as marcas. Mas como mensurar a criatividade?

A solução da VidMob
Alex Collmer, o fundador e CEO da VidMob, percebeu o potencial de apoiar a evolução da criatividade baseada em dados e decidiu se debruçar sobre o desafio de forma a entender quais elementos deveriam ser analisados para que os profissionais de marketing entendessem por que alguns anúncios geram cliques, compras ou tráfego, entre outras métricas de desempenho, e outros não.

Com isso, a empresa criou uma plataforma proprietária que entrega levantamentos detalhados da performance de vídeos publicitários digitais, identificando a resposta do público a mais de 30 elementos visuais, textuais e de sentimento a cada frame, por meio do cruzamento com dados de engajamento.

Por ser parceira oficial das principais plataformas sociais e digitais do mercado – dentre elas Facebook, Google, YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Pinterest e LinkedIn – a VidMob consegue captar dados diretamente na fonte para realizar suas análises.

Assim, a VidMob auxilia marcas a otimizarem suas campanhas para essas plataformas. O trabalho pode ser feito em cima de peças criativas estáticas, como fotos do produto e anúncios para revistas ou sites, ou vídeos mais longos, voltados para a televisão, por exemplo.

A plataforma conecta profissionais criativos, como designers, editores de vídeo e artistas 3D de cerca de 78 países, a marcas que vão desde gigantes como Adidas, Netflix, Audi, Spotify e Amazon até empresas de pequeno porte. Ambas as partes têm acesso ao estudo realizado pela VidMob e se baseiam nele para apoiar a criação de peças otimizadas.

“Nós queremos impulsionar a evolução da criatividade humana, não limitá-la,” afirma Collmer. “O uso de dados serve para ajudar criadores a entender, em detalhes, a performance de suas criações – não para delimitar de forma autoritária o que pode ou não ser feito”, completa.

Foi assim que a VidMob criou seu primeiro case brasileiro em parceria com a Zx Ventures, unidade global de inovação da AB Inbev. O trabalho envolveu um estudo retroativo de 1 ano da performance da Colorado nas redes sociais para embasar o trabalho de awareness realizado para a Brasil com S, linha exclusiva de cervejas artesanais da marca. O resultado foi um aumento de 81% na taxa de cliques e um acréscimo de 69% na taxa de visualização da campanha.

Miguel Caeiro, head das operações latino-americanas da VidMob, vê a entrada da empresa na região com entusiasmo: “A resposta do mercado tem sido excelente. Os departamentos de marketing percebem o enorme potencial dessa nova fonte de dados, que resolve uma questão sempre presente no setor – a capacidade de entender exatamente por que certas campanhas vão bem e outras nem tanto”.

“Já chegamos ao Brasil com um case junto a uma das maiores empresas do país, assim como já estamos integrados localmente com todas as plataformas sociais. Essas parcerias são essenciais para o avanço do propósito da VidMob – que é desenvolver a criatividade ao redor do mundo educando o mercado a respeito das melhores práticas do ambiente digital mobile, com base em dados poderosos, na busca de melhor desempenho para as marcas”, complementa Camilo Barros, head de parcerias da empresa.

Além de apostar na geração de emprego ao democratizar oportunidades em um mercado em constante expansão e priorizar a equidade em sua plataforma, que já conta com 53% de profissionais criativas do gênero feminino, a empresa criou o projeto VidMob Gives. Por meio dele, a startup aloca uma parte de cada dólar que recebe para custear a mesma otimização de anúncios que entrega para empresas privadas para organizações sem fins lucrativos, de forma a ampliar o alcance de suas mensagens.

Serviço
www.vidmob.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos