Gestão

Videoconferência é estratégica para atendimento no setor público

Um exemplo vem de Gravataí, Rio Grande do Sul, onde a tecnologia é utilizada para manter alguns serviços à população durante a pandemia

A pandemia do coronavírus acelerou a digitalização dos serviços e já tem prefeitura que usa videoconferência para atendimento à população. É o que acontece em Gravataí, na Grande Porto Alegre, cidade com 281 mil habitantes.

Especializada em soluções em nuvem, a catarinense IPM Sistemas atua em parceria com o poder público no projeto de atendimento por videoconferência. “A digitalização de processos, que já vinha ocorrendo em todo o Brasil, especialmente na iniciativa privada, ganhou muita força durante a pandemia e a tendência é acelerar ainda mais, pois todos perceberam que utilizar tecnologia pode de fato melhorar o serviço público”, observa o empresário Aldo Mees.
Para o munícipe de Gravataí resolver questões sobre impostos municipais ou notas fiscais eletrônicas, basta fazer um agendamento pela internet e acessar uma sala virtual para ser atendido por um servidor público. A expectativa com a inovação é tão grande que o prefeito Marco Alba avalia o uso da modalidade de atendimento também por outros setores da Prefeitura.
O próprio cidadão define a data e o horário de preferência

Nas reuniões por vídeo os atendentes podem verificar documentos exigidos para abrir processos administrativos, o que dá conforto e segurança, tanto para a população quanto para os funcionários da prefeitura. “O serviço por videoconferência nos ajuda a manter o distanciamento sem perder a eficácia, pois as pessoas podem esclarecer dúvidas ao vivo. O grau de resolutividade é alto”, diz.

Como usar a ferramenta
Para usar a ferramenta, o contribuinte precisa acessar o portal do município. Em seguida, no menu de autoatendimento, é só escolher a opção ‘vídeo atendimento’ e optar pelos serviços disponíveis. O próprio cidadão define a data e o horário de preferência. No dia escolhido, basta repetir o procedimento de acesso e, no horário marcado previamente, a pessoa abrirá a sala virtual e será atendida. Isso pode ser efetuado tanto por computador quanto em um smartphone.
Serviço
gravatai.atende.net

1 Comentário

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos