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Vertem aponta benefícios do modelo de ecossistema para as estratégias de fidelidade

Os programas de fidelidade se apresentam cada vez mais como um diferencial para estreitar o relacionamento entre marcas e consumidores
Vertem aponta benefícios do modelo de ecossistema para as estratégias de fidelidade

cliente no centro da estratégia de atendimentoOs programas de fidelidade se apresentam cada vez mais como um diferencial para estreitar o relacionamento entre marcas e consumidores. Dados da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que o setor segue em rápido crescimento: em 2019, faturou R$ 7,7 bilhões, valor 11,6% maior na comparação com o ano anterior. Contudo, com a digitalização expressiva dos consumidores e a Transformação Digital acelerada, desenvolver uma estratégia de fidelidade diferenciada tem se apresentado como um grande desafio de negócio.
Para Johnny Chi We Wei, cofundador e head de Novos Negócios da Vertem, empresa que atua em fidelidade B2B, “o mercado vem se transformando rapidamente com as inovações tecnológicas aliadas ao data-driven business”. O novo perfil do consumidor amplifica o potencial das empresas e muda a forma com que cada uma se relaciona com sua cadeia de valor. “Por isso, conquistar a fidelidade depende de estratégias baseadas em ações ecossistêmicas para alcançar os objetivos da marca, com o mindset de foco no cliente (customer centricity)”, ensina o executivo.

O modelo de ecossistemas não é novidade, mas estamos no momento certo para torná-lo mais sólido e amplifica-lo no mercado, tendo como impulso o surgimento de novas tecnologias  

O ecossistema é uma rede de negócios que se forma com base nas demandas dos consumidores para prover a melhor solução para suas necessidades. No mercado de fidelidade, essa integração permite associações entre empresas complementares, ou até mesmo competidoras entre si, para oferecer uma experiência completa, numa relação colaborativa para potencializar benefícios para todos os envolvidos nos negócios.
O Grupo Vertem hoje reúne uma série de soluções e empresas (próprias ou parceiras) que suporta a criação de valor dentro dos ecossistemas dos clientes. A holding é formada por: LTM, focada em ofertas de fidelidade; pelas startups Aberto, que provê engajamento personalizado dos consumidores com os varejistas; Devpartner, responsável pela inteligência de integração de negócios em ecossistemas; e Premmiar, parceira para soluções de premiação. Seu ecossistema é o único a integrar empresas em um ambiente de colaboração em uma plataforma que reúne mais de 80 parceiros, como Americanas, Via Varejo e Magalu.
“O modelo de ecossistemas não é novidade, mas estamos no momento certo para torná-lo mais sólido e amplifica-lo no mercado, tendo como impulso o surgimento de novas tecnologias. Na Vertem, temos o diferencial de integrar grandes corporações no modelo de ‘coopetição’, que garante as melhores ofertas e insights para clientes e empresas, respectivamente”, observa Raphael Mello, CEO da LTM.
Entre os diferenciais de ter estratégias de fidelidade baseadas em um modelo de ecossistema, a Vertem destaca os seguintes benefícios para as empresas:
1 – Ampla e profunda compreensão do comportamento do cliente, por meio de dados ricos e coletivos.
2 – Acesso e interação com um público de novos clientes a um custo de aquisição (CAC) mais assertivo por meio do ecossistema.
3 – Aumento de valor dos produtos e serviços oferecidos (LTV), principalmente o valor percebido pelo consumidor.
4 – Possibilidade de oferecer experiências significativas, personalizadas e conectadas entre as diferentes áreas de interesse do cliente.
“Nossa extensa atuação no mercado de fidelidade indica que os consumidores buscam soluções cada vez mais integrais, aliando a preferência das marcas com benefícios de experiências e serviços adicionais, que de fato resolvam inteiramente a dor do cliente. Empresas que adotam a estratégia estruturada em ecossistema embalam seus produtos em soluções mais abrangentes que aumentam as possibilidades de entregar valor, e mostram-se relevantes e alinhadas aos valores do cliente, dignas de receber sua atenção – e seu dinheiro”, conclui We Wei.

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