Destaque Mercado

Vagas em inovação e TI demonstra que aquecimento deve seguir após pandemia

Empresas devem manter investimento em tecnologia para garantirem atividades e se adequarem a novos hábitos

Com as medidas de distanciamento social estendidas por empresas, que demonstram possibilidade de manutenção do formato de home office, e por consumidores, que estão mais adaptados ao comércio online, as soluções de tecnologia tendem a crescer ainda mais como principais canais de compras, comunicação e trabalho nos próximos meses. E, para atender a toda essa demanda, mais mão de obra especializada é necessária. De acordo com números levantados para a BBC News Brasil, em abril, dentre as oportunidades oferecidas pela plataforma, a área com maior volume de cargos era justamente informática/TI, com 6.577 postos.

Para o diretor técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Fernando Matesco, a demanda por profissionais do setor demonstra a importância que o segmento ganhou como estratégia para adaptação ao novo formato de consumo e padrões sanitários. “A pandemia exigiu mudanças e evoluções imediatas para que algumas empresas pudessem seguir trabalhando, fosse para viabilizar as vendas online ou até mesmo criar um sistema estável para o home office, isso prova o quão essencial é manter um núcleo de tecnologia preparado dentro de qualquer instituição”, explica.

A demanda por profissionais do setor demonstra a importância que o segmento ganhou como estratégia para adaptação ao novo formato de consumo e padrões sanitários  

Para Matesco, a principal preocupação das empresas agora deverá ser com o ajuste de fluxo e capacidade das plataformas digitais. “Com o isolamento social, o acesso remoto a sites, aplicativos, ferramentas online tende somente a aumentar, além de ganhar novos adeptos, por isso, as instituições devem, além de implantar esses sistemas, garantir sua manutenção e funcionamento”, ressalta.

Além disso, outro ponto destacado pelo diretor é a atenção quanto à cibersegurança. “Com o aumento de usuários online, a proteção de dados de uma empresa e seu cuidado na manutenção e expansão da rede deve ser redobrado, já que o fluxo elevado pode ter uma interferência direta no funcionamento do sistema e possível vazamento de informações”, orienta.

Nesse cenário, algumas funções registraram maior crescimento de demanda. De acordo com um levantamento da Page Group, empresa mundial de recrutamento especializado, seis cargos de TI tiveram aumento em contratações. São eles: analista de suporte e Service Desk, analista de cibersegurança, analista ou especialista de infraestrutura e redes, especialista em cloud, líder em ciência de dados, líder de cibersegurança.

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública.

Serviço
www.ici.curitiba.org.br

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos