Carreira

Unike: solução de autenticação à distância gratuita para educação

 A rápida disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) em todo o mundo trouxe mudanças drásticas ao estilo de vida das pessoas

No Brasil, a área de Educação, incluindo as instituições de Ensino à Distância (EAD) – que demandam no País a realização de provas e avaliação presenciais dos alunos -, é uma das mais afetadas pelas medidas de distanciamento social determinadas pelas autoridades governamentais e de saúde.

Como resposta para minimizar os problemas impostos pelo novo Coronavírus e para que as instituições e os alunos brasileiros EAD possam dar continuidade nas respectivas rotinas de aprendizado, a Unike, startup de reconhecimento facial do grupo Blockpar, está oferecendo acesso e utilização gratuita à sua solução tecnológica de autenticação à distância como um paliativo durante o período de aplicação de medidas de distanciamento social.

Com essa solução, as instituições de EAD poderão contar com uma plataforma segura de autenticação da identidade dos estudantes matriculados e, assim, substituir a aplicação de testes em polos presenciais por provas online durante o período de crise do coronavírus  

“Com essa solução, as instituições de EAD poderão contar com uma plataforma segura de autenticação da identidade dos estudantes matriculados e, assim, substituir a aplicação de testes em polos presenciais por provas online durante o período de crise do coronavírus.”, comenta André Barretto, CEO e Fundador da Unike. Atualmente, de acordo com os dados do Ministério da Educação, o Brasil conta com mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados na modalidade EAD.

Como funciona o Unike.EDU
A plataforma permite registrar estudantes pela internet, via smartphone, tablet ou computador. Um sistema simples de browser de internet aprova a presença do estudante durante a realização da prova e alerta sua ausência, evitando fraudes. A solução também emite um dossiê para a instituição de ensino, com dados sobre a autenticação de testes, possibilitando a validação adequada dos testes realizados.

A autenticação contínua da Unike.EDU age no background do browser de internet e faz checagem aleatórias com reconhecimento facial durante a prova, possibilitando a validação do usuário de forma completamente transparente e sem interrupções. Um exemplo parecido é a proteção existente nos exames de renovação de CNH aplicados pelo Detran.

Mediante esse processo tecnológico comprovadamente seguro e diante do atual cenário de prevenção ao novo Coronavirus, as instituições EAD poderão manter seu calendário de avaliações e os alunos poderão seguir sua jornada de aprendizado completamente de casa até que as medidas de distancia social não sejam mais necessárias – estima-se que os efeitos do novo Coronavírus tenham uma duração de até quatro meses no Brasil.

A solução Unike.EDU também poderá ser disponibilizada a empresas de outros segmentos que tenham interesse em autenticação de usuários à distância, como votações e reuniões de condomínio.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos