Carreira

Um desenvolvedor na diretoria da Gestão de Pessoas do Grupo DB1

Victor Cobo assume o desafio de liderar a área de gestão de pessoas do grupo de empresas com mais de 550 funcionários e que cresce 40% por ano

dois homens celebram conquistaO Grupo DB1, hub de empresas de tecnologia sediadas em Maringá – PR, tem crescimento estimado em 40% para 2019, superando todas as incertezas que o nosso país e o mercado internacional possam apresentar.

A empresa é reconhecida pelos projetos em TI e por sua forte atuação no segmento de e-commerce em que a inovação é o ingrediente principal, mas também se destaca por acreditar que os elementos mais importantes de qualquer projeto são as pessoas.

“Farei parte de um grupo repleto de pessoas capacitadas, que também vão me ajudar, assim como eu gostaria de tentar ajudar a cada um. Vamos trabalhar juntos para fazer a diferença “

Agora o Grupo DB1 surpreende, mais uma vez, ao nomear um de seus gerentes de projetos para o cargo de diretor de Gestão de Pessoas. Victor Cobo começou como desenvolvedor e passou a gerenciar projetos e contas. Para quem achar que são coisas distantes, a explicação é simples: no Grupo DB1, as pessoas são protagonistas. A responsabilidade será de tornar ainda mais estratégico o setor que atua com o principal ativo organizacional para a DB1: os colaboradores.

Trajetória profissional
No Grupo DB1 Cobo atuou em vários projetos vários projetos de desenvolvimento de software para clientes de grande expressão nacional como Sicoob Unicoob, Sancor Seguros, CNA e Neon, contabilizando um relacionamento próximo com mais de 200 pessoas envolvidas no processo. O novo diretor também teve participação ativa em projetos internos do Grupo DB1, em especial no planejamento estratégico da unidade de IT Services. Em quase três anos de empresa, foi premiado como melhor gerente de projetos em 2017 e em 2018 e, durante o DB1 awards do ano passado, foi reconhecido como Colaborador Inspiração, por meio de indicação dos colaboradores.

Engenheiro da computação com MBA em Gestão de Projetos, além da segunda graduação em Administração de Empresas, Cobo se apaixonou ainda mais pela ideia de atuar mais próximo às pessoas e procurou uma especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. Sua formação acadêmica será de extrema importância na nova função, pois fortalecerá ainda mais o conhecimento da equipe do setor de gestão de pessoas em entender o universo dos desenvolvedores de software e como atrair novos talentos, desenvolvê-los, retê-los e motivá-los.

“Meu espaço de maior conforto é entre os DEVs, discutindo sobre como simplificar a vida das pessoas, falando sobre tecnologia, agilidade; mas também sem deixar de conhecer os anseios, as motivações individuas e do time dos colaboradores”, comenta Cobo.

Desafios da nova função
“Algo que conseguimos notar no ápice do desenvolvimento ágil de software é que as métricas são cada vez mais importantes para todos setores ou áreas de atuação; assim, um dos maiores desafios será introduzir uma estratégia mais ampla, gestão mais lógica, métricas que façam sentido e sem perder a principal característica do setor: alta temperatura e proximidade com as pessoas”, explica o Victor Cobo.

A empresa e Cobo assumiram o desafio de suportar o crescimento, preservando essa cultura, sem perder a própria essência. O número de colaboradores mais que dobrou de tamanho nos últimos dois anos e com o crescimento também neste setor, vem o desafio do aculturamento.

“O Grupo DB1 está crescendo muito e temos cada vez mais profissionais qualificados e extremamente diferenciados, isto é, possuem a cultura DB1. As pessoas são o que a DB1 tem de mais valioso e isso não é falácia, é fato. Venho de uma formação acadêmica que me auxiliará no dia-a-dia do meu trabalho, e com formação profissional que ajudará o setor de gestão de pessoas a entender melhor como são os colaboradores de tecnologia”, diz Cobo.

Segundo Ilson Resende, CEO do Grupo DB1 “agora, damos mais um passo na reestruturação da área, gerando oportunidades para reconhecer os talentos internos e reforçar a equipe de RH. Victor Cobo, que possui larga experiência em gerenciamento e entrega de projetos, lindando com líderes e com pessoas, assume a diretoria de Gestão de Pessoas. Já vem com a cultura DB1, já vem com a nossa pegada, com o nosso jeito de fazer as coisas”.

“Farei parte de um grupo repleto de pessoas capacitadas, que também vão me ajudar, assim como eu gostaria de tentar ajudar a cada um. Vamos trabalhar juntos para fazer a diferença. Meu maior desafio é tentar melhorar algo que já é muito bom e espero contar com todos vocês nesta nova jornada, porque eu acredito muito no sonho da DB1 e ‘bóra’ fazer acontecer”, conclui Cobo em sua fala para com todos colaboradores DB1.

O Grupo DB1 tem hoje 550 funcionários e vagas abertas em diversas funções. Vale lembrar que a empresa recebeu as melhores avaliações do Instituto Great Place to Work e este ano foi classificada como a 17º melhor média empresa para se trabalhar no Brasil, e é considerada a 3ª melhor empresa de tecnologia para se trabalhar, com destaque em gestão de pessoas e clima organizacional, pela revista Você S/A.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos