Artigos

Três problemas que a hiperconvergência pode resolver

Provavelmente você já tenha ouvido falar de “infraestrutura hiperconvergente (HCI)” e esteja pensando em adotá-la para sua empresa. Ao tomar esta decisão, é provável que você tenha imaginado que tipos de problemas a hiperconvergência poderia solucionar ou até o oposto, por que sair de uma estrutura legada de três camadas que por tanto tempo que vem funcionando muito bem? Para encerrarmos este trabalho de adivinhação, separamos três dos principais pontos problemáticos que você pode se despedir caso mude para a HCI.

• Precisa escalar? Não precisa mais adivinhar
Se você possui uma arquitetura de três camadas, é provável que esteja familiarizado com o dilema de previsão de recursos – uma tarefa assustadora em que é solicitado que você preveja seu consumo de recursos de 3 a 5 anos. Com muita frequência, isso significa excesso de provisionamento para evitar o esgotamento de recursos.

No entanto, isso significa que você terá recursos desperdiçados e não utilizados.

Não é o caso da HCI. Usando um modelo de pagamento à medida que cresce, você simplesmente adiciona e implanta conforme necessário. Isso significa que nada é desperdiçado e você não é obrigado a pagar mais do que precisa.
Em outras palavras, a hiperconvergência cresce com você.

• Fim de gerenciamentos difíceis e demorados
Grande parte da complexidade associada à arquitetura legada vem das dificuldades de gerenciamento. Silos, racks, servidores separados, vários fornecedores, cabos intermináveis e muito mais. Várias equipes de TI estão concentradas em simplesmente manter esses e outros elementos sob controle e não têm tempo para se preocupar com projetos e iniciativas que possam impulsionar seus negócios.

É por isso que a hiperconvergência usa um único painel para oferecer uma visão melhor de tudo que está acontecendo em seu ambiente de TI. Com visibilidade completa, há a liberdade para gerenciar todas as partes de sua infraestrutura de maneira simples em um único local, sem soluções de gerenciamento separadas e onerosas.

• Adeus dificuldades de orçamento
Goste ou não, todos nós temos um orçamento de TI finito, que simplesmente não podemos drenar apenas na infraestrutura. Os custos giram em torno de suporte, licenciamento, atualizações, questões administrativas, contratações, provisionamento de storage, energia e refrigeração, entre outros.

No valor nominal, a arquitetura de três camadas parece amigável para seu bolso. Mas esse custo inicial dobra rapidamente ou triplica quando você considera as variáveis necessárias para mantê-la funcionando. No longo prazo, todos esses custos de manutenção podem esgotar seu orçamento. Embora a hiperconvergência geralmente demande mais planejamento e antecedência, seu investimento se paga mais rápido.

Busque mais sobre a infraestrutura hiperconvergente, caso você ainda esteja em cima do muro. Converse com seus canais de venda e experimente antes de comprar. Estude os concorrentes da HCI e no final das contas, tenha um leque mais aberto de opções para escolher o melhor para sua empresa.

Por Leandro Lopes, gerente sênior de Engenharia de Sistemas da Nutanix

1 Comentário

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos