book_icon

Três maneiras de automação que ajudam na estratégia de proteção de dados

Diariamente, em sua base de dados, você escolhe processos manuais ou automatizados? A maioria dos líderes de TI olham para a automação como uma nova maneira de atender melhor os clientes, acelerar a inovação de produtos e fornecer mais resultados de receita para sua organização. Trago para este artigo a discussão a respeito de três maneiras sobre como a automação se encaixa em uma estratégia de proteção de dados.
1. Automação acelera a recuperação de desastres na nuvem
As organizações são executadas com dados, mas o que acontece quando esses dados não estão disponíveis? O ano de 2020 começou com desastres naturais sem precedentes, como: os incêndios na Austrália; inundações no Brasil; e tornados nos Estados Unidos. No mundo virtual, não é diferente. Ouvimos falar de um novo ataque de ransomware a cada semana.
A recuperação de desastres – incluindo aquelas baseadas na nuvem – são mais importantes do que nunca. Com essas emergências, o tempo é crítico, então a automação é uma necessidade. E se você pudesse automatizar a recuperação de desastres? E se você pudesse usar apenas um comando de voz do SMS para iniciar a recuperação de desastres?
Um exemplo prático: um incidente como falta de energia na cidade de São Paulo, durante alagamentos na região. Com este cenário, um comando de voz do SMS ativa uma recuperação de desastre em uma nuvem no outro lado da cidade e até do país. Sem Wi-Fi, sem energia, mas com dados disponíveis e acessíveis. Em resumo, a recuperação de desastre pode ser iniciada com um comando de voz e sem qualquer outra intervenção humana.
2. Automação ajuda a mitigação de riscos
Cada vez mais os executivos estão interessados na mitigação de riscos. Isto porque, o risco é um problema para C-levels e diretoria. Na verdade, o foco executivo na mitigação de riscos e ameaças é evidente em 69% dos clientes em nuvem, segundo pesquisa da Commvault. A proteção automatizada de dados é uma parte significativa da mitigação de riscos.
Relatório de ameaças à segurança na internet desenvolvido pela Symantec aponta que o Brasil é o quarto país em comprometimento de máquinas por ransomware. Nesses casos, o software de proteção de dados representa uma das principais ferramentas capaz de identificar o ataque. O software inclui um controle automatizado que aciona um alerta se seus dados estiverem tendo atividades incomuns. É este tipo de controle capaz de alertar autoridades estaduais sobre um ataque de ransomware que afeta os serviços aos cidadãos.
3. A automação ajuda nos desafios de contratação de TI
Se você pode automatizar processos, especialmente processos de baixo nível, pode concentrar sua equipe de TI em projetos estratégicos. Isso pode ser tão básico quanto migração de dados para a nuvem. Na pesquisa realizada pela CITO Research e Commvault, “Executive Cloud Survey”, 68% dos líderes de TI disseram que o volume de dados a serem movidos para nuvem é uma barreira significativa a ser superada.
Você tem uma linha do tempo específica para seus projetos em nuvem. Você deseja que sua equipe gaste tempo escrevendo scripts ou prefere capacitá-los a usar uma interface simplificada com APIs para migrar dados de maneira segura e eficiente para o fornecedor de nuvem ou fornecedores de sua escolha?
A economia de tempo é um dos benefícios, mas isso também significa satisfação no trabalho. Ninguém gosta de processos repetitivos. Se você pode automatizar algo tão simples quanto o arquivamento de dados, especialmente o arquivamento de dados na nuvem, você economiza trabalho físico e evita o trabalho repetitivo e chato. Além de liberar o tempo da equipe para outros projetos.
O que você pensa sobre o papel da automação no ambiente de TI atual? Se você ainda não consegue automatizar tarefas repetitivas, empregar automação para mitigar riscos ou acelerar a migração de dados na nuvem, talvez seja hora de mudar.
Por Bruno Lobo, Latam General Manager da Commvault

Comentários

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.