Tendências

Trend Micro Brasil lança plataforma de segurança para aplicações em nuvem

Trend Micro Cloud One permite que empresas desenvolvam aplicações novas e existentes em nuvem, com segurança e excelência operacional

Com o objetivo de fornecer às empresas ainda mais segurança no desenvolvimento de aplicações em ambientes de nuvem, a Trend Micro, empresa global em soluções de cibersegurança, anunciou oficialmente no Brasil o Trend Micro Cloud One, uma plataforma de serviços de segurança para empresas que constroem aplicativos em nuvem. A ferramenta oferece a empresas de todos os portes e segmentos uma ampla gama de funcionalidades de implementação de segurança em uma única base.

Com amplitude de funções inéditas no mercado de desenvolvimento de projetos e aplicações de software, o Trend Micro Cloud One tem como principal objetivo permitir que as empresas, por meio das suas equipes de desenvolvimento, consigam promover suas aplicações em nuvem, migrando aplicativos existentes e entregando novos apps nativo, alcançando a excelência operacional nesse ambiente.

A nova solução de segurança em nuvem da Trend Micro suporta os principais provedores de nuvem, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud  

Devido a uma complexidade específica, garantir a segurança em ambientes de nuvem é desafiador, uma vez que muitas soluções não oferecem o grau de controle e visibilidade necessário para que as equipes de TI consigam agir na contenção e prevenção de riscos emergentes. Nesse aspecto, a plataforma da Trend Micro busca entregar uma visão completa, com proteção integral e automatizada de todos os processos do ambiente de nuvem, independentemente do seu estágio.

“A plataforma Trend Micro Cloud One visa apoiar o cliente a reduzir custo operacional por meio de automatização, gestão e visibilidade do ambiente, além de aumentar seus níveis de segurança, conformidade e compliance”, afirma Franzvitor Fiorim, diretor técnico da Trend Micro Brasil. A nova solução de segurança em nuvem da Trend Micro suporta os principais provedores de nuvem, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud.

Dentre as principais funcionalidades do Trend Micro Cloud One estão:
– o Workload Security, destinado à proteção em tempo real de workloads novos e existentes;
– o Conformity, que realiza validação das configurações da plataforma de nuvem e identifica as correções necessárias;
– o Container Image Security, para as empresas que utilizam containers e aplicam o conceito de desenvolvimento ágil, cultura DevOps e engenharia de confiabilidade de sites;
– o Network Security, que aplica proteção às redes em ambiente de computação em nuvem;
– o Application Security, que protege as aplicações da empresa e bloqueia as tentativas de exploração dessas por agentes externos; e
– o File Storage Security, que garante o armazenamento seguro das informações.

A solução da Trend Micro pode ser aplicada tanto em ambientes públicos a partir dos principais provedores de serviço de nuvem (CSP), como também nos ambientes híbridos e privados. Um dos diferenciais é garantir que os usuários de nuvem consigam reforçar a segurança das suas aplicações sem depender desses parceiros. “A maioria das empresas migra para ambientes em nuvem sem avaliar devidamente a questão da segurança, e isso gera uma grande preocupação devido aos casos de brechas que estão ocorrendo, além das novas legislações e normativas de segurança que estão sendo impostas para esses ambientes”, complementa Franzvitor Fiorim.

O diretor técnico da Trend Micro destaca que a plataforma busca também promover que as empresas não só garantam proteção contra as brechas de segurança que são observadas no ambiente de nuvem, mas também já estejam em conformidades com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para entrar em vigor em agosto deste ano. “A plataforma visa apoiar o cliente a validar suas conformidades de segurança, adequação a compliance, ataques de malwares e também na proteção de vulnerabilidades nas suas aplicações e nos seus sistemas. Ou seja, etapas que impactam diretamente a LGPD”, destaca o executivo.

Mercado de aplicações em nuvem no Brasil
A Trend Micro considera relevante oferecer as melhores soluções de segurança para as empresas que buscam promover suas aplicações em ambientes de nuvem no Brasil, uma vez que é um mercado em plena expansão. De acordo com a consultoria IDC, o mercado de serviços na nuvem no país deve crescer 36,6% em 2020, para US$ 3,5 bilhões. “A computação em nuvem é um grande atrativo, uma vez que torna mais ágil a criação de uma infraestrutura para o desenvolvimento de novos projetos e sistemas por parte das empresas”, avalia Fiorim.

O Trend Micro Cloud One é destinado a empresas de todos os portes e segmentos, permitindo que operações de qualquer natureza possam promover o desenvolvimento de aplicações em nuvem com o máximo de segurança. No caso das PMEs, a solução é relevante para adequar a operação a padrões de segurança, conformidade e compliance, o que para empresas menores é muito custoso do ponto de vista operacional e financeiro. Para as grandes corporações, por sua vez, o desafio é ajudá-las a manter níveis mais elevados de segurança, sempre oferecendo um grau de maturidade de segurança em nuvem maior do que elas já possuem. Além disso, esse perfil de companhia busca reforçar suas políticas de compliance com diferentes normas, nacionais e internacionais.

Dentre os segmentos, a Trend Micro observa que as empresas em estágio inicial de operação (startups) e ligadas aos setores de serviços financeiros, saúde, educação e varejo são as que mais têm buscado implementar segurança na sua jornada de desenvolvimento em nuvem. “As mais jovens são mais adeptas à computação em nuvem e já possuem muitos sistemas nessa plataforma. Já as companhias mais tradicionais e de maior porte estão migrando primeiro os sistemas menos críticos ou recém-desenvolvidos”, ressalta Fiorim.

Para saber mais sobre o Cloud One, visite:
http://www.trendmicro.com/pt_br/business/campaigns/cloud-one-services.htm

Serviço
www.trendmicro.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos