A rápida adoção do home office, como consequência do isolamento social, voltou os holofotes à necessidade de um bom gerenciamento de gastos com telefonia e demais dispositivos móveis, que se tornaram centrais para a continuidade do trabalho das empresas.
O gerenciamento estratégico evita despesas desnecessárias. Por exemplo, se uma fatura não é paga corretamente, a operadora corta o serviço, afetando a produtividade. E a companhia ainda fica sujeita à cobrança de juros e multa. O transtorno pode ser grande, principalmente quando há a interrupção de algum serviço essencial por falta de pagamento para o dia a dia do negócio.
Para muitas empresas, o elevado volume de faturas complica a administração dos pagamentos. Para evitar atrasos na quitação dos débitos, uma boa ferramenta é capaz de automatizar todo o processo.
Também é possível realizar a auditoria dessas informações, para garantir a exatidão dos dados que constam na fatura. Ou seja, a plataforma confere se as tarifas foram aplicadas corretamente e se somente os serviços contratados e em uso estão sendo cobrados. Se houver inconsistências, é gerado um relatório para que o cliente conteste a cobrança junto às operadoras e recupere os valores indevidamente cobrados. Além disso, é importante que este relatório já esteja adequado aos padrões impostos pelas operadoras.
Para isso, a solução precisa fazer a gestão dos contratos com as operadoras. Isso implica o registro de todas informações relevantes, como data de início e fim da prestação do serviço, tarifas negociadas, serviços inclusos e pacotes limitados ou ilimitados, entre outros dados. Essa funcionalidade avisa quando o contrato está perto de expirar, o que permite a negociação antes do vencimento.
Uma boa solução não deixa a empresa na mão na hora de realizar o inventário. Esse levantamento é um dos grandes desafios para quem lida com ti e telecom. O volume de gastos gerado pela má gestão de inventário de telefonia e de links chega a ser surpreendente, mas processos integrados proporcionam mais eficiência na administração. Por exemplo, manter aberto um chamado de substituição de aparelho enquanto o inventário não for atualizado.
O mercado já oferece uma solução que alia a gestão de custos de TI e telecom, como licenças de softwares, cloud, IoT e impressão. Um dashboard proporciona uma visão unificada desses custos. Por meio dele, é possível conferir a despesa por períodos, acessar detalhes e comparar os gastos mês a mês ou mesmo com o orçamento da companhia.
Uma grande vantagem desse tipo de solução é que ela inclui centenas de tipos de faturas parametrizado, uma vez que cada cliente tem custos e faturas diversos. Também permite escolher um modelo de rateio padrão ou customizado, sem falar na gestão minuciosa do inventário de todo o setor.
Por Wally Niz, diretor de Marketing e Vendas da Navita
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo