Tendências

Trabalhar com um robô assistente já é realidade para milhares de pessoas

A automação de atividades, via softwares de robôs, é uma realidade para pelo menos cerca de 10 mil pessoas no mundo todo, uma comunidade de usuários comuns, não necessariamente experts em TI, que já configurou seus próprios robôs assistentes na Nuvem, em softwares da plataforma Uipath Automation Cloud

São pessoas e times trabalhando agora ao lado de robôs que, por meio da tecnologia RPA (Robotic Process Automation) aprendem e assumem tarefas monótonas e repetitivas, que tomam muito tempo do trabalho, como envio de e-mails, preenchimento de formulários, armazenamento de arquivos etc. Um robô à frente dessas atividades gera economia e satisfação, pois libera talentos para funções realmente estratégicas.

É por isso que, segundo relatório do Gartner, o RPA é uma prioridade para profissionais e negócios no mundo todo. Com um total de US$ 846 milhões, o investimento no segmento cresceu 63% só no ano passado, globalmente. “O RPA imita o comportamento humano, realizando as mesmas tarefas que podemos fazer, mas com mais rapidez e precisão. O robô é integrado ao computador da pessoa, ao sistema da empresa, possibilitando a automação dos processos sem precisar de uma reestruturação na área de TI. Com a possibilidade de usarmos o ambiente cloud para configurar nossos robôs, a tendência é que saltemos da automação de processos pontuais para a automação em escala, de toda uma cadeia de valor dentro das companhias”, resume Edgar Franco, Diretor Comercial da UiPath no Brasil, multinacional na tecnologia RPA.

São pessoas e times trabalhando agora ao lado de robôs que, por meio da tecnologia RPA (Robotic Process Automation) aprendem e assumem tarefas monótonas e repetitivas, que tomam muito tempo do trabalho, como envio de e-mails, preenchimento de formulários, armazenamento de arquivos etc 

A própria consultoria Gartner projeta que 95% das empresas de todo o mundo incluirão robôs em sua cadeia de valor nos próximos anos. Assim, cedo ou tarde o RPA baterá à sua porta e mudará o jeito como você trabalha. E você, está pronto para isso?

Conheça abaixo o funcionamento e resultados da Tecnologia RPA, listadas em pesquisas da UiPath, multinacional do setor, presente também no Brasil:

Mais tempo!
O RPA pode liberar até 30% do tempo dos colaboradores em uma organização, mesmo que a empresa só tenha 52% dos processos tocados por robôs.
Non stop!
Os robôs de software, embarcados nos sistemas e computadores, operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, o que favorece a previsibilidade e continuidade dos serviços do colaborador e da empresa.
Meu colega robô
Os robôs no RPA podem atuar como funcionários adicionais que trabalham em conjunto com pessoas e sistemas de TI e nos bastidores de muitas funções. Para isso, é necessário um treinamento rápido que institucionaliza esse conhecimento.

Velocidade
Ter um colega robô pode significar concluir um processo 32 vezes mais rápido do que fazê-lo sem a automação, manualmente. Há pesquisas que mostram processos que levavam até dois dias para serem finalizados sendo concluídos em 30 minutos com o apoio do robô assistente. Já imaginou?

O que o robô pode fazer para mim?
Muitas coisas, e é você quem ensina. Abrir, ler, coletar informações, enviar e-mails e documentos; mover itens como pastas e documentos; preencher e enviar formulários; ler e escrever em banco de dados; coletar informações em redes sociais; realizar cálculos avançados; descartar informações com base em critérios definidos são alguns exemplos. É por isso que até 80% dos processos repetitivos, baseados em regras e diretrizes claras, podem ser automatizados via o RPA.

Economia
As pesquisas mostram que, com os robôs em ação, uma empresa pode gerar uma economia de até 60% na contabilidade financeira.

Um robô para cada pessoa
Basicamente existem dois tipos de robô que podem trabalhar com e para você: os “atendidos”, que funcionam como assistentes digitais, te apoiando nas tarefas a partir das informações que você dispuser; e os “não-atendidos”, que atuam nos bastidores, concluindo rapidamente todo o processamento do back-office da empresa, sem nenhuma ou com pouquíssima intervenção humana no manuseio de inúmeros dados, 24 horas por dia, 7 dias na semana, sem deixar nada escapar.

Zero erro e 100% de satisfação
Segundo pesquisa UiPath, toda empresa que usa RPA afirma que certas tarefas triviais, ou quase todas, são praticamente eliminadas da rotina das pessoas, deixando profissionais mais satisfeitos e elevando o índice de retenção de talentos em 25%! Tudo com 100% de precisão de dados e índice nulo de erros.

Eu e o Robô
Segundo a UiPath, uma comunidade de cerca de 10 mil pessoas, cidadãos comuns, já configurou seus próprios robôs atendidos ou não atendidos na versão Community da plataforma Uipath Automation Cloud, que é justamente focada nos usuários finais ou pequenas equipes. A versão corporativa da plataforma, voltada a grandes empresas, também já atende cerca de 200 grandes corporações, que buscam a automação na Nuvem para não precisar investir em novas estruturas de TI. A UiPath também desenvolveu a ferramenta StudioX, que permite que profissionais, mesmo aqueles que não têm familiaridade com códigos, formatem o seu próprio robô nas empresas. “Acreditamos na democratização do RPA e na ideia de cada pessoa ter o seu próprio robô, para que ela mesma não se transforme em um, absorta em atividades e processos repetitivos”, diz Edgar Franco.

A UiPath está liderando a era da “automação em primeiro lugar” – defendendo que haja um robô para cada pessoa e possibilitando que os robôs aprendam novas habilidades por meio da Inteligência Artificial (IA) e de machine learning (ML). Por meio de treinamento gratuito e aberto, a UiPath tem como compromisso levar habilidades da era digital a milhões de pessoas em todo o mundo, melhorando, assim, a produtividade e a eficiência dos negócios, o envolvimento dos funcionários e a experiência do cliente.

A plataforma de Hyperautomation de processos de negócios da empresa combina a solução nº 1 de Automação de Processos Robóticos (RPA) com um conjunto completo de recursos que permitem a todas as organizações dimensionar operações de negócios digitais em uma velocidade sem precedentes. A empresa já automatizou milhões de tarefas repetitivas para empresas e organizações governamentais em todo o mundo, incluindo aproximadamente 50% das empresas listadas na Fortune 500.

A UiPath foi recentemente reconhecida como a principal empresa do  Deloitte’s 2019 Technology Fast 500, um ranking das empresas de tecnologia públicas e privadas mais rápidas da América do Norte e a terceira maior no ranking 2019 Forbes Cloud 100

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos