Tecnologia

Totem-robô faz atendimento a clientes

Desenvolvida pela XRobô, Sofia interage com o público, informando sobre produtos e serviços

O Brasil acaba de ganhar a Sofia, um totem-robô assistente para atendimento a clientes e público nos setores varejista, hoteleiro, educacional e da Saúde. A novidade estreia no País pelas mãos da XRobô, startup brasileira especializada no fornecimento de robôs humanoides e na criação de aplicações sob medida para o mercado cooperativo.

Com 1,60 metro de altura e pesando menos de 10 quilos, Sofia é um dispositivo inteligente para captação e compartilhamento de informações tridimensionais dotada de tela com avatar e integralmente desenvolvida e programada pela XRobô para fornecer informações sobre produtos e serviços em lojas, shoppings, farmácias, hospitais, hotéis, pousadas, escolas e em mais uma infinidade de locais e negócios de diferentes portes e segmentos nos quais a interação com o público e a informação são fundamentais nos processos de escolha e tomada de decisão dos consumidores no ato da compra.

Sofia pode, por exemplo, ser posicionada na entrada ou em lugares estratégicos do estabelecimento comercial. Dotada de sensores, ela percebe quando alguém se aproxima e se coloca à disposição para interagir e informar. O avatar na tela tem feições humanas e inspira simpatia, promovendo segurança e acolhimento na interação com o cliente.

No caso das farmácias, setor do primeiro protótipo de Sofia, ela pode esclarecer sobre medicamentos, desde os tipos e para que servem, até a localização de determinado item nas gondolas – e ainda tirar dúvidas sobre os produtos e serviços da loja. Já em hotéis, ela pode informar sobre quartos, pernoites e serviços, tal qual um totem-robô concierge. O objetivo é fornecer uma experiência inovadora ao consumidor, além de reduzir o tempo em filas e espera. A produtividade da equipe é outro ganho importante, uma vez que Sofia libera – para melhor cumprimento de suas funções – os profissionais que porventura tivessem de interromper suas atividades e tarefas para prestar informações.

Outra grande novidade é o modelo de negócios para a comercialização de Sofia. Além da venda tradicional aos diferentes setores de mercado, a XRobô oferece às empresas interessadas a opção de arrendamento com pagamento mensal de aluguel. “Com excelente desempenho e preço acessível, Sofia certamente abrirá um novo leque de oportunidades incríveis para a expansão e a implantação de Inteligência Artificial nos mais diversificados estabelecimentos brasileiros. É a Transformação Digital em ação”, diz André Araújo, CEO da XRobô.

Serviço
www.xrobo.com.br

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos