Mercado

Topaz OFD reduz riscos de fraudes de Internet e mira expansão na América Latina

A solução, que integra a plataforma de Banking do Grupo Stefanini, analisa o comportamento do cliente durante o uso do app e protege contra ataques

Com 424 milhões de dispositivos digitais em uso no Brasil entre computadores, notebooks, tablets e smartphones, de acordo com a pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia), a oferta e a procura por serviços no modelo online crescem cada vez mais. O setor bancário é um dos que mais têm desenvolvido soluções digitais para atender as demandas dos clientes no universo mobile.

Se há alguns anos era necessário se deslocar até uma agência para realizar transações, hoje isso pode ser feito diretamente pelo celular, em questão de segundos. Presencialmente, os bancos contam com profissionais de segurança, câmeras e alarmes para proteger o ambiente e garantir que os clientes possam usar os serviços de maneira segura. Com a transição para o digital, foi necessário encontrar ferramentas tecnológicas que pudessem garantir uma utilização igualmente segura para os clientes.

O setor bancário é um dos que mais têm desenvolvido soluções digitais para atender as demandas dos clientes no universo mobile  

Para ajudar as instituições financeiras a combater práticas mal-intencionadas contra os correntistas, o Grupo Stefanini conta com a solução Topaz OFD Anti-Fraud Intelligence, que atua na prevenção de fraudes financeiras e mitigação de riscos operacionais e transacionais em canais digitais como Internet Banking, Mobile Banking e Soluções de Onboarding.

Como o ambiente digital pode apresentar diferentes tipos de vulnerabilidades e portas de acesso para invasões, os bancos tiveram que se atentar não só à sua estrutura interna, mas também aos dispositivos dos usuários, que passaram a ser o alvo dos criminosos digitais. “Nesse novo cenário é insuficiente proteger apenas o perímetro das instituições. É necessário criar camadas de proteção do mundo externo, principalmente no ambiente usado pelo cliente para acessar os canais digitais. Para isso, desenvolvemos a plataforma Topaz OFD, que se utiliza de um ecossistema de dados e comportamentos do usuário de forma invisível e agnóstica, analisando as jornadas digitais dos consumidores a partir de uma perspectiva multidimensional, que garante mais assertividade no controle e prevenção a fraudes”, conta Flávio Gaspar, head de Produtos da Topaz.

Para detectar os eventos associados a possíveis fraudes, como clonagem de cartão de crédito e movimentações financeiras suspeitas por meio de dispositivo móvel, a solução analisa um contexto maior, se atentando a características de uso do dispositivo, localização, habitualidade, análise transacional, valores e outras variáveis que podem indicar um comportamento não usual, decorrente de uma tentativa de fraude.

“Por ser uma solução em Nuvem, a central que utiliza a Topaz OFD recebe todas as informações das fraudes que estão acontecendo em diferentes bancos, o que permite a criação de um ecossistema de cruzamento e validação de dados. Além de otimizar o diagnóstico das fraudes, a ferramenta amplia a velocidade de prevenção”, explica Jorge Iglesias, CEO da Topaz e responsável pela torre financeira da Stefanini.

Anualmente, a Topaz OFD processa 12 bilhões de eventos nos bancos contratantes. Por meio dos dados coletados, são realizadas 2 bilhões de atualizações por ano para que as fraudes sejam prevenidas e os ataques sejam evitados com mais antecedência. Já são mais de 40 bancos no Brasil que utilizam a OFD para garantir a segurança de seus usuários. Por conta dos bons resultados nacionais, a Topaz planeja expandir a oferta para o mercado latino-americano.

“A região tem um grande potencial a ser explorado no que diz respeito à proteção financeira. Queremos oferecer aos bancos uma solução que promova um ambiente seguro, onde os usuários dos serviços digitais se sintam confortáveis ao acessar o Internet Banking, fazendo com que cresça o índice de confiança na instituição financeira”, aponta Jorge Iglesias.

A previsão é que ainda em 2021 aconteça a internacionalização da OFD. A expansão abre a oportunidade para que os bancos da América Latina conheçam também os outros serviços e soluções ofertados pela Topaz, que atua como um poderoso Core Banking, desenvolvido pela Stefanini, que utiliza tecnologias de ponta para oferta multicanal.

Serviço
https://stefanini.com/pt-br/solucoes/produtos/topaz

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos