book_icon

TIM usa redes NB-IoT em projetos de iluminação inteligente

Transmissão de dados para gestão das luminárias é feita pela rede 4G da operadora
TIM usa redes NB-IoT em projetos de iluminação inteligente

Projetos de iluminação com uso de luminárias de LED são destaques como um dos principais recursos de modernização, redução de consumo e eficiência energética dos sistemas de iluminação pública em várias cidades pelo mundo. Ao associar projetos de redes elétricas inteligentes com a demanda por LED, a TIM, em parceria com a M2M Telemetria, oferece agora soluções de gestão remota das luminárias, agregando diversas funcionalidades, entre elas a leitura do real consumo de energia e a capacidade de dimerização (aumentar ou diminuir a intensidade de uma luminária). E tudo isso com a rapidez e eficiência na transmissão de dados, por meio da tecnologia NB-IoT, padrão adotado mundialmente, e a cobertura da rede 4G da operadora no Brasil.

Temos aqui a solução ideal para sistemas que precisam de mais estabilidade, capacidade, velocidade, segurança, eficiência energética, maior raio de cobertura e módulos de menor custo

A novidade permite agora ter sistemas que acompanhem, em tempo real, o desempenho de toda uma rede implementada, a partir da transmissão e recebimento de dados enviados por um controlador independente instalado nas luminárias, composto por termômetro, sensor de luminosidade, microprocessador, memória e eSIM.

Com o sistema NOX Smart Lighting é possível transmitir e receber informações e comandos para acender ou apagar uma ou um conjunto de luminárias, de dimerização, de identificação de comportamentos e predição de defeitos, além de processamento inteligente de dados com rotinas de avaliação de operação e controle do consumo de energia.

Para Paulo Humberto Gouvêa, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil,o avanço da tecnologia para o setor de energia e iluminação pública mostra a importância de redes NB-IoT. “Temos aqui a solução ideal para sistemas que precisam de mais estabilidade, capacidade, velocidade, segurança, eficiência energética, maior raio de cobertura e módulos de menor custo. Ao combinarmos com a maior cobertura 4G do Brasil, conseguimos entregar soluções de conectividade para inúmeros setores da economia, e estamos prontos para avançar cada vez mais”, disse.“O eSIM, ou chip eletrônico, possibilita o ganho de escala de implementação das soluções IoT com segurança, resistência a altas temperaturas e trepidações, além da redução de processos humanos na linha de montagem de equipamentos IoT. É a opção mais segura e prática que disponibilizamos a clientes corporativos, independentemente de sua área de atuação”, concluiu.

A TIM afirma que oferece hoje a maior rede de Internet das Coisas do País, através da tecnologia NB-IoT, chegando a 3.460 cidades, habilitando conectividade para clientes no agronegócio, no setor de segurança pública e para o mercado automotivo, ligando escritórios, fazendas e máquinas, ajudando no monitoramento de lavouras ou acompanhando, em tempo real, o transporte de mercadorias. Todas estas soluções IoT estão disponíveis no primeiro marketplace  de uma operadora dedicada a soluções corporativas.

Serviço
https://marketplaceiot.tim.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.