Mercado

Telefonica escolhe solução da Canonical para sistema de cobrança baseado em Nuvem

A Charmed OpenStack foi selecionada para apoiar a empresa no Brasil para efetuar a migração do sistema online para sua Nuvem privada, a Unica Next

A Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, anunciou hoje que a solução Charmed OpenStack foi selecionada pela Telefonica Brasil para apoiar a empresa na migração de seu sistema de cobrança online, OCS, para sua Nuvem privada, a Unica Next. O projeto prevê a construção de oito nuvens privadas, distribuídas geograficamente para atender aos clientes da Telefonica no País. A fase inicial do projeto foi lançada com sucesso no início de agosto de 2020. Esta é a primeira vez que uma empresa da região faz esse tipo de migração.

Com 76 milhões de assinantes móveis, a Telefonica está entre as maiores operadoras móvel do Brasil e usa o sistema de cobrança online para oferecer a clientes B2C e B2B visibilidade e controle em tempo real de seu consumo de dados e de minutos de chamada de voz.

A seleção da Charmed Open Stack foi uma escolha natural para nos permitir escalar nossos recursos de cobrança dentro de uma plataforma de Nuvem privada que está preparada para o futuro

Ao invés de selecionar um ambiente virtualizado convencional, a Telefonica optou pelo Charmed OpenStack visando a escalabilidade futura, o que permite um planejamento de longo prazo. Com novas tendências de mercado emergindo, como o 5G, a migração dará à Telefonica agilidade para desenvolver novos recursos em escala, se adiantando às demandas do cliente ao ofertar serviços mais avançados.

“A migração de nosso aplicativo OCS para a Nuvem nos dará a estrutura e a agilidade que precisamos para oferecer as melhores soluções para nossos clientes de maneira consistente”, comentou o chefe de plataformas pré-pagas e OCS da Telefonica Brasil, Flavio Matiello. “A seleção da Charmed Open Stack foi uma escolha natural para nos permitir escalar nossos recursos de cobrança dentro de uma plataforma de Nuvem privada que está preparada para o futuro”, completa.

Como o OCS requer grande proximidade com a rede, as nuvens serão distribuídas geograficamente pelo Brasil. Essa arquitetura fornece a baixa latência necessária para atender às necessidades da ampla base de clientes da Telefonica e foi um fator-chave na seleção de uma infraestrutura de nuvem privada.

“A Canonical trabalha para ajudar seus clientes a impulsionarem inovações e estamos satisfeitos por ter colaborado com a Telefonica Brasil em sua migração OCS”, afirma o VP de Engenharia de Campo da Canonical, Nicholas Dimotakis. “Há uma tendência crescente de adoção da OpenStack por empresas de telecomunicações e estamos entusiasmados para ver quais outros serviços baseados em nuvem o setor conseguirá oferecer com base na ferramenta”, adiciona.

Além de ser construída na Charmed OpenStack, a nuvem OCS da Telefonica utilizará as ferramentas de código aberto da Canonical para automatizar a implantação e as operações de sua infraestrutura. A empresa se beneficiará também da oferta Managed OpenStack, que oferece manutenção e suportes contínuos.

“A Canonical tem sido um importante membro da comunidade, tornando o OpenStack um dos softwares de infraestrutura aberta mais adotados pela área de telecomunicações em mercados emergentes. Estamos orgulhosos de ver a Telefonica Brasil escolher o OpenStack por conta da flexibilidade oferecida pela ferramenta dentro de um cenário em constante mudança. Contudo, o mais importante é que nossa comunidade está entusiasmada em dar as boas-vindas à equipe Telefonica, que representa uma importante base de usuários em crescimento na América Latina”, comenta o COO da Open Infrastructure Foundation, Mark Collier.

A Canonical é a empresa por trás do Ubuntu, o sistema operacional mais utilizado em Nuvens públicas, bem como para as categorias emergentes de gateways inteligentes, carros autônomos e robôs avançados. Fornece segurança empresarial, suporte e serviços para usuários comerciais do Ubuntu. Fundada em 2004, a Canonical é uma empresa privada.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos