Artigos

Tecnologia: Você sabe o que é BPM?

Otimização de processos é um mantra eterno para todo e qualquer gestor. Agilizar tarefas burocráticas ou repetitivas com objetivo de produzir mais e garantir maior dedicação às tarefas estratégicas é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Essa linha de pensamento tem motivado o que chamamos de um dos maiores potencializadores da Transformação Digital nas empresas.

Dentro desta necessidade uma solução de BPM, sigla em inglês para Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, ganhou cada vez mais espaço em companhias que possuem um dia a dia cheio de solicitações, aprovações e trâmites em planilhas ou papel, viabilizando o controle e a aplicação dessas atividades por formulários e fluxos que facilitam a gestão das demandas de todas as áreas, trazendo mais transparência e velocidade.

BPM faz sentido na minha empresa?
Toda empresa possui processos e o BPM pode ajudar em todas elas, desde uma simples solicitação de férias e aprovação de um contrato, até grandes processos de extrema complexidade, que envolvem muitas pessoas, etapas ou decisões, permitindo executar cada etapa com confiabilidade e rastreabilidade.

Ao tornar processos automatizados há uma desburocratização nas companhias e um consequente ganho de tempo para os funcionários envolvidos, o que ajuda a aumentar a produtividade. Além disso, há um ganho enorme de velocidade nas tomadas de decisão.

Benefícios do BPM
Uma boa solução BPM garante que as empresas estejam atualizadas com os requisitos complexos de conformidade, regulamentação e governança corporativa. Outras vantagens são a garantia de atendimento ao compliance, mensuração e dimensionamento das demandas de trabalho, integração com as demais soluções no mercado por meio de API´s, além de tomada de decisão centralizada de processos distintos (sistemas e áreas diferentes) em uma única Central de Tarefas.

Independentemente do porte da empresa, seja ela grande, média ou pequena, boas soluções BPM trazem Inovação, flexibilidade e integração de processos, de maneira que as empresas alcancem seus objetivos por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos.

Por Maycon Edinger, Head de Produto da Senior Sistemas

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos