Informe aqui

Tecnologia cada vez presente no cotidiano dos idosos

92% da população idosa possui smartphones e geram um novo mercado de serviços e produtos voltados ao público maduro

Com o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas, os impactos deste cenário são notórios em diversos setores como tecnologia, turismo e lazer, moradia, saúde e bem-estar e finanças. Esta tendência é chamada de silver economy, mercado que consiste na produção, consumo de bens e serviços destinados a utilizar o potencial de compra do público com mais 60 anos, visando satisfazer as suas necessidades de consumo, vida e saúde. Este e outros assunto ligados ao público maduro serão temas do Congresso da Longevidade Seguros Unimed, que acontece em 30 de setembro e 1º de outubro, em São Paulo, paralelamente ao Longevidade Expo+Fórum.

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que em 2060 (25,5%) um quarto da população terá mais 65 anos, com expectativa de vida de até 81 anos. Diante destes fatos, a tecnologia que atualmente está integrada em diversas atividades, pode ser uma grande aliada para garantir uma vida fácil, longeva e saudável.

Dados da pesquisa Tsunami Prateado, conduzido pela Pipe.Social e Hype60+ com mais de 2,2 mil pessoas mostram que 92% dos idosos possuem smartphone. O índice é de 51% entre os de 75 anos ou mais e de 96% entre os com até 64 anos. Isso mostra uma mudança significativa no estilo de vida e nos hábitos de consumo que eram, há três décadas, associados somente aos mais jovens.

No Brasil, há tendências tecnológicas relacionadas ao envelhecimento da população. Com o aumento da oferta, os idosos estão utilizando com cada vez mais frequência ferramentas que realizam monitoramento diário da saúde, além de aplicativos que possibilitam marcar consultas e exames, controlar a dieta, ter orientação nutricional ou, no caso de diabéticos, acompanhar os níveis de glicemia. O fácil acesso à tecnologia por meio do computador ou smartphones também contribui com a aproximação desta população com seus familiares e amigos, sendo de extrema importância manter interações nesta fase da vida.

Congresso Longevidade Seguros Unimed
A presença da Seguros Unimed no evento é uma iniciativa que visa conscientizar o público a partir dos 50 anos sobre a importância do cuidado a longo prazo. Essa preparação para o futuro é indispensável para ter uma vida mais saudável, plena e sustentável. O mercado de tecnologia será abordado em 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, na Arena da Longevidade.

14h às 15h30 – Tecnologia
Mediador: Antônio Carlos Lira (superintendente de Tecnologia da Seguros Unimed)
Palestrantes: Mórris Ltivak (CEO Maturi Jobs)
Sérgio Castelo Serapião (fundador do Movimento Lab60)
Estevão Alves Valle (+60 Saúde)

Longevidade Expo + Fórum
Simpósio Silver Economy + Talk Shows + Workshops
Data: 29 de setembro a 1º de outubro de 2019 (domingo a terça-feira)
Horário: das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme – São Paulo/SP.
Inscrições: http://longevidade.com.br/forum.html

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos