Tecnologia

Tecnologia a favor dos humanos: programa social AI for Good da DataRobot

O programa ajuda a solucionar desafios globais críticos

A DataRobot, que atua em Inteligência Artificial para o mercado corporativo, apresenta o AI for Good : Powered by DataRobot , um novo programa projetado para capacitar as organizações sociais com o objetivo de ajudá-las a solucionar desafios globais críticos, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. Com esta iniciativa, a DataRobot irá colaborar ao longo deste ano com até 10 instituições para desenvolver soluções automatizadas que poderão melhorar a vida de mais de um milhão de pessoas.

A solução de Automated Machine Learning da DataRobot já se mostrou extremamente eficaz no aprimoramento do acesso a água em países africanos, incluindo Serra Leoa e Libéria. Trabalhando com o Global Water Challenge, entidade que reúne empresas líderes do mercado e ONGs destinadas a solucionar desafios hídricos do mundo, a DataRobot analisou mais de 500 mil data points e identificou proativamente quais pontos devem ser analisados pelos governos locais. Com esta iniciativa, permitiu às autoridades gerenciar melhor os orçamentos e os programas relacionados a construções e reparos necessários para preservar os recursos hídricos.

Com esta iniciativa, a DataRobot irá colaborar ao longo deste ano com até 10 instituições para desenvolver soluções automatizadas que poderão melhorar a vida de mais de um milhão de pessoas 

“A DataRobot forneceu uma solução que ajuda a salvar vidas em Serra Leoa”, disse Mohamed Bah, responsável pelo programa de monitoramento e avaliação do Ministério de Recursos Hídricos de Serra Leoa. “Ao detectar possibilidades de falhas no sistema, conseguimos fornecer diretrizes apropriadas para garantir que a população tenha acesso regular à água. Isso ajuda não apenas a melhorar a saúde da população, mas também reduzir significativamente o tempo gasto em busca de água. O acesso aprimorado a este recurso permite que as pessoas retomem tarefas diárias, como frequentar seus empregos e escolas, além de melhorar drasticamente a qualidade de vida e a equidade de gênero.”

Um projeto brasileiro de prevenção e combate à dengue também está sendo avaliado para integrar o programa. O objetivo é prever quais localidades têm maior risco de propagação da doença e como devem se preparar para prestar assistência médica adequada à população. Quaisquer outros projetos que queiram se candidatar a firmar parceria com a DataRobot podem se inscrever através deste link: datarobot.com/ai-for-good.

Como parte do novo programa, os parceiros do AI for Good receberão licenças da plataforma DataRobot em nuvem para treinamento e suporte ao trabalho de cientistas de dados, engenheiros de campo e demais envolvidos. A solução permite que as organizações, inclusive aquelas que têm um número pequeno de funcionários na área de ciência de dados e orçamento técnico, criem, implantem e monitorem perfeitamente os modelos de IA. Isso torna a solução ideal para ONGs, pois podem aproveitar as informações extraídas da plataforma Automated Machine Learning para desenvolver estratégias de negócios inteligentes, podendo suportar iniciativas baseadas em causas sociais.

“As organizações sem fins lucrativos estão fazendo um trabalho incrível para resolver desafios complexos relacionados a questões como mudança climática, crimes cibernéticos e desenvolvimento sustentável. Existe uma grande oportunidade para ampliar este tipo de trabalho, inclusive no Brasil, com a utilização da Inteligência Artificial”, disse Chandler McCann, cientista de dados e Head of AI for Good na DataRobot.

“Com o apoio da nossa tecnologia de ponta, o Global Water Challenge e os países da África puderam aproveitar o poder do aprendizado de máquina para desenvolver ações que facilitem o acesso à água. Por meio do nosso programa AI for Good, ampliaremos nossa liderança em IA corporativa para desenvolver novos trabalhos com ONGs e apoiar mudanças positivas para a sociedade.”

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos