Carreira

Tech cria curso gratuito e banco de talentos para desempregados

Aprovados em treinamento online sobre pré-venda são incluídos em banco de talentos aberto a clientes da empresa. De agosto a novembro, mais de 60 foram contratados

Mais de 12 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. Ao mesmo tempo, empresas sofrem para encontrar gente qualificada para certas funções. É o caso das que buscam pré-vendedores para atuar nos seus departamentos comerciais. Para ajudar a equilibrar a oferta e a demanda na área, a Exact Sales – que desenvolve uma plataforma tecnológica de aceleração comercial – criou um programa de capacitação profissional de pré-vendedores. Originalmente destinado ao aperfeiçoamento dos colaboradores de clientes da Exact Sales, a abrangência do curso foi recentemente expandida também para pessoas que estejam desempregadas. Com um detalhe: para elas, o treinamento é de graça.

“A transformação digital está mudando rapidamente o mercado de trabalho. Entendemos que também é nosso papel atuar na requalificação dos profissionais que estiverem dispostos a encarar esse novo mundo”, diz Théo Orosco, CEO da Exact Sales.

A pré-venda é uma área de apoio à de vendas. É o setor de uma empresa que levanta informações, segmenta os clientes potenciais e os encaminha ao departamento comercial. Embora seja uma prática nova no Brasil, logo conquistou as companhias que fazem vendas complexas — ou seja, cujos produtos ou serviços têm alto valor e em que uma negociação pode levar meses para ser concluída, devido à quantidade de processos e pessoas envolvidas.

O trabalho do pré-vendedor é importante porque filtra os clientes potenciais, permitindo avançar na negociação apenas os que estão tecnicamente prontos e no momento certo para comprar. “Isso aumenta a probabilidade de que os vendedores consigam fechar o negócio no momento seguinte”, diz Orosco. A plataforma da Exact Sales se insere em um segmento conhecido como sales engagement (etapa do processo comercial dedicada ao diagnóstico da situação do cliente e a seu engajamento). Com a pré-venda no foco da sua atuação, a empresa ganhou mercado no Brasil e hoje atende mais de 2 mil empresas.

260 formados, 61 contratados
Batizado de Academia Exact (inscrições aqui: https://www.academiaexact.com.br/index.php/inscricao-academia-exact-2019/), o programa é realizado na modalidade EAD (à distância). Não é necessário ter experiência na área para participar. A dedicação exigida é de 6 horas, sendo 4 horas para as aulas em vídeo e o restante para leituras e exercícios. Para ser aprovado, é preciso conquistar 70% de aproveitamento nas avaliações.

Cumprindo esses requisitos, o aluno é automaticamente incluído em um banco de talentos e qualificado para iniciar seleções para pré-vendedores realizadas pelas empresas clientes da Exact Sales. No conjunto, elas têm aberto, em média, 70 vagas por mês para a função.

O processo envolve uma pré-entrevista com especialistas em Recursos Humanos da Exact Sales, realizada até 15 dias após o fim do treinamento, para identificar o perfil do candidato e do tipo vaga que busca. Na etapa seguinte, os candidatos mais aderentes são encaminhados para as vagas disponíveis. O restante do processo é conduzido internamente pela empresa que estiver contratando.

Entre agosto e novembro, 260 pessoas desempregadas concluíram o programa de formação. Delas, 61 já foram contratadas por clientes da Exact Sales. “O perfil predominante é de mulheres, com até 25 anos de idade, que tenham o Ensino Médio completo ou estejam cursando o Ensino Superior”, diz Orosco. O modelo habitual de remuneração de pré-vendedores é composto por uma parcela fixa e uma parcela variável. O salário base varia, em média, de R$ 1.300 a R$ 1.600, fora as comissões e bonificações por desempenho profissional.

No dia a dia, os pré-vendedores trabalham a partir de listas de clientes potenciais – que podem chegar, por exemplo, pelas ações de marketing digital realizadas pela empresa. Entram em contato com eles, levantam detalhes sobre suas operações a partir de diversas fontes de dados e usam a tecnologia para identificar seus desafios.

Fundada em 2015 pelos empreendedores Théo Orosco e Felipe Roman, a Exact Sales desenvolve plataforma tecnológica de aceleração comercial. Seu software, o Exact Spotter, é utilizado na segmentação e qualificação de clientes potenciais, uma atividade de sales engagement. Adotado por mais de 2 mil empresas, seus clientes são negócios de todos os portes no país, como SAP, BASF, Philips e Thomson Reuters. Responsável por popularizar o termo “pré-vendas” no Brasil, a metodologia criada pela Exact Sales e sua plataforma contribuem para que as empresas melhorem a performance da área comercial, reduzam o custo de aquisição de novos clientes, aumentem o volume de vendas e diminuam os prazos médios de fechamento de negócios. A empresa já captou R$ 21 milhões em investimentos de fundos como Astella, Cventures e Vesper Ventures.

Serviço
www.exactsales.com.br

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