book_icon

Talento digital será principal catalisador da mudança no mercado de trabalho da A.L.

 Entre os principais resultados está que cerca de 81% dos entrevistados considera a Transformação Digital o principal fator de mudança no mercado de trabalho, com implicações na atração e retenção de talentos, que se tornou uma das prioridades das empresas para se reinventarem no novo contexto global

A everis, empresa multinacional de consultoria de negócios e tecnologia do grupo NTT Data, apresenta seu Estudo de Talento Digital Latam, no qual apresenta as tendências da demanda de talentos com capacidades digitais na região para os próximos anos.
O estudo, desenvolvido pela everis, teve a participação de líderes de Recursos Humanos de 51 empresas de diferentes indústrias no Brasil, México, Colômbia, Peru e Chile, que estão enfrentando o desafio de reformular suas estratégias. Considerando as novas condições que a Transformação Digital proporcionou ao mercado, as características como agilidade, rapidez e simplicidade são essenciais para que as organizações enfrentem os desafios deste cenário e melhorem suas capacidades de resposta.

De acordo com os resultados do estudo, 81% das empresas consideram a digitalização como o principal instrumento para a mudança na demanda por talentos  

“A Transformação Digital é considerada uma reinvenção completa das empresas, sob um enfoque estratégico, operacional, tecnológico e até humano. Um princípio chave reside não apenas na migração da operação para canais ou plataformas digitais, mas na identificação de como os novos desenvolvimentos tecnológicos podem funcionar como facilitadores de novos modelos de negócios.”, explica Carlos Company, Head de Estratégia Digital da everis Américas.
Segundo ele, no novo contexto gerado pela pandemia, esse processo de transformação deve ser convertido em ações urgentes para que as organizações se adaptem ao novo cenário, analisando as novas necessidades organizacionais sem deixar de levar em conta os anseios deste novo talento
Atualmente, ocorreram mudanças significativas nos parâmetros sob os quais as empresas devem ser competitivas, o que, segundo o estudo, teve um grande impacto na delimitação e definição dos perfis e competências exigidas para os talentos humanos. Atrair e desenvolver profissionais com as habilidades digitais necessárias se tornou o principal desafio em Recursos Humanos.
Para enfrentar o novo ecossistema digital, 57% dos entrevistados consideram que a área de RH tem uma participação significativa na definição da estratégia de Transformação Digital, enquanto cerca de 70% concordam que essa área deve sofrer uma redefinição estratégica de seus objetivos e funções por meio de três práticas fundamentais: implementação de metodologias inovadoras, renovação das plataformas tecnológicas, revisão da experiência do colaborador.
De acordo com os resultados do estudo, 81% das empresas consideram a digitalização como o principal instrumento para a mudança na demanda por talentos. No entanto, a falta de abrangência e experiência, bem como a escassez de certos perfis digitais significa que 55% das empresas admitem enfrentar grandes dificuldades na busca dos talentos necessários, ao mesmo tempo que observam dificuldades na implementação das estratégias necessárias para desenvolver de suas equipes, já que 60% afirmam não possuir um plano ou programa de desenvolvimento de talentos.
Quanto à busca de novos perfis, 65% dos participantes expressaram a necessidade de uma mudança nas capacidades e competências profissionais como resultado do desenvolvimento acelerado das tecnologias relacionadas com análise, automação e inteligência artificial. “As empresas têm que repensar seu trabalho e sua organização para maximizar a contribuição de valor dos recursos humanos para os desafios empresariais. A área de RH desempenha um papel estratégico na preparação de talentos diante do impacto e dos desafios que novos modelos de negócios, novas operações e uma nova maneira de trabalhar”, completa Leylah Macluf, diretora de Talento & Transformação em everis Américas.
Serviço
www.everisestudos.com.br/talento-digital

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Leia nesta edição:

TECNOLOGIA

A evolução da Nuvem chega pela borda

CARREIRA

CIO: a batalha atual

SETORIAL | SAÚDE

Oportunidades em meio ao caos

Esta é para você leitor da Revista Digital:

SUSTENTABILIDADE

O lixo eletrônico é responsabilidade de todos

Abril | 2021 | #45 - Acesse:

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento